Aposentados de diferentes cidades do Brasil denunciam cobranças indevidas feitas pela empresa Sudacred. São mais de 2 mil depoimentos no Reclame Aqui — site que permite aos consumidores registrar reclamações contra empresas, produtos ou serviços. Desse total, 338 relatos ocorreram nos últimos seis meses.
A Sudacred não é uma associação como as atualmente investigadas pel
A reportagem conversou com uma aposentada de Belo Horizonte, de 73 anos, que teve uma cobrança de R$ 76,60 nos últimos meses. Obesa, hipertensa e com problemas crônicos nos dois joelhos, ela recebe a aposentadoria pelo banco Bradesco e gasta a maior parte do salário mínimo com medicamentos, já que toma oito comprimidos por dia.
A idosa, que pediu para não ser identificada, mora sozinha e garante não ter autorizado qualquer tipo de cobrança nem feito empréstimo com a Sudacred. “Estão descontando do meu pagamento e não falaram nada. Estão tirando R$ 76 todos os meses. Meu menino (filho) é que percebeu quando foi comigo receber. Não autorizei ninguém a descontar”, disse a aposentada.
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Ela conta que o salário de R$ 1.518 não é suficiente sequer para cobrir as contas da casa simples, na região Leste de BH, e que os filhos ajudam com alimentação e plano de saúde. “Estão levando por debaixo dos panos de quem não tem. Se fosse muito dinheiro, mas é um salário mínimo, gente”, lamentou.
A aposentada afirma que as cobranças pararam neste mês, após ela ir com a filha a uma agência do Bradesco. Lá, foi informada pelo gerente de que o banco não tinha relação com a cobrança.
Reclame Aqui
A reclamação da aposentada mineira é compartilhada por milhares de outros aposentados pelo Brasil, que recebem em diferentes bancos, como mostram depoimentos postados no Reclame Aqui.
“Percebemos no extrato da conta da minha mãe, uma senhora aposentada de 72 anos, que está sendo descontado R$ 76,60 pela Sudacred, sendo que ela, coitada, não sabe o que é isso, não solicitou nenhum empréstimo e mal sabe mexer na conta bancária. E isso já tem alguns meses. Sei que vocês devem fazer isso com vários idosos. Solicito a devolução dos valores que foram tirados da minha mãe indevidamente”, escreveu uma pessoa na plataforma.
“Descontaram o valor de R$ 62,60 da aposentadoria da minha avó de 60 anos. Exijo que seja feito o estorno, tendo em vista que NÃO FOI AUTORIZADO, tampouco há vínculo com essa empresa”, reclamou outra.
Site recebe reclamações de idosos de várias cidades e de diferentes bancos
Sem resposta
A reportagem entrou em contato com a Sudacred várias vezes nos últimos 30 dias por e-mail e telefone. No entanto, a empresa não respondeu aos questionamentos.
O que diz o Bradesco?
Procurado pela reportagem, o Bradesco informou, por meio de nota, que segue integralmente as normas do Banco Central relativas ao serviço de débito automático em conta corrente. No entanto, não respondeu ao questionamento sobre o desconto da Sudacred.
“Visando maior transparência, o Bradesco adota ainda a prática de comunicação prévia aos clientes via push e pelos canais de relacionamento, além de apresentar o agendamento em lançamentos futuros no extrato de conta corrente, permitindo ao cliente conhecer, concordar ou ainda contestar, quando for o caso, sendo atendido de imediato em situações que requeiram o eventual cancelamento.”
PF
Já a Polícia Federal informou que não se manifesta sobre investigações em andamento, sem apontar, no entanto, se a Sudacred é alvo.
INSS e BC
Procurado, o INSS não enviou nota. Por telefone, a assessoria argumentou que não faz sentido se manifestar sobre uma empresa com a qual o instituto não tem relação. Além disso, afirmou que não houve desconto no benefício.
A reportagem também questionou o Banco Central, que enviou apenas um link com as instituições autorizadas a operar — a Sudacred consta na publicação.