Ouvindo...

Fraude no INSS: Minas Gerais tem 622 agências dos Correios aptas a atender vítimas

Estado tem uma das maiores coberturas do país; Belo Horizonte lidera em número de agências aptas, com 14 pontos de atendimento

Pontos de atendimento presencial estão espalhados em 847 dos 853 municípios do estado

Minas Gerais conta com 622 agências dos Correios habilitadas para atender aposentados e pensionistas que possam ter tido problemas com descontos não autorizados em seus benefícios do INSS. Os pontos de atendimento presencial estão espalhados em 847 dos 853 municípios do estado.
Fraude do INSS: mais de 2 mil vítimas foram atendidas pelos Correios em MG

A capital, Belo Horizonte, lidera em número de agências aptas, com 14 pontos de atendimento. Logo em seguida estão Uberlândia, com seis unidades, e Contagem, com cinco. A iniciativa facilita o acesso de milhares de beneficiários que enfrentam dificuldades em utilizar os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS e a Central 135.

“Minas Gerais é um dos estados com maior cobertura do novo serviço, o que reforça nosso compromisso em atender bem quem mais precisa. A parceria com os Correios é estratégica para levar um atendimento mais humano e acessível a todos os cantos do país, especialmente onde não há unidades físicas do INSS”, destacou o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.

Leia também

Atendimento humanizado e seguro

A iniciativa faz parte de um esforço nacional para ampliar o combate a fraudes e garantir que aposentados e pensionistas possam contestar descontos indevidos de forma simples e segura. O atendimento nas agências dos Correios segue protocolos rigorosos de segurança, com profissionais treinados e respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Nas agências, os beneficiários podem:

  • Consultar se há descontos aplicados em seus benefícios;
  • Contestar descontos não reconhecidos;
  • Confirmar autorizações previamente feitas;
  • Acompanhar o andamento da contestação, com prazo de até 15 dias úteis;
  • Analisar documentos enviados por associações;
  • Receber orientações e protocolo para continuar o processo, se necessário, pelo aplicativo Meu INSS ou Central 135.

Cuidado com golpes

O INSS reforça que nenhum servidor está autorizado a realizar atendimentos em domicílio. O serviço é oferecido exclusivamente pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, site do INSS, Central 135 e, agora, pelas agências dos Correios.

Para os poucos municípios mineiros que ainda não contam com agências habilitadas, estão sendo planejados mutirões e atendimentos itinerantes, com o objetivo de garantir a universalização do serviço em todo o estado.

A lista completa de agências participantes em Minas Gerais pode ser consultada nos canais oficiais do INSS ou dos Correios.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.