Ouvindo...

‘Estou usando fralda’': idosos lotam agência dos Correios em BH para contestar descontos indevidos no INSS

Multidão de idosos lota agência dos Correios em BH para contestar descontos indevidos no INSS

Idosos lotam agência dos Correios em BH para contestar descontos indevidos no INSS

Mais de 70 idosos enfrentaram longas filas na manhã desta segunda-feira (2) na agência dos Correios da Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte. Eles tentam contestar descontos não autorizados em seus benefícios do INSS, que, segundo o governo federal, pode chegar a R$ 6 bilhões e afetar cerca de 1,8 milhão de aposentados e pensionistas em todo o país.

A agência, uma das 15 habilitadas na capital mineira, passou a oferecer o serviço após uma parceria entre o INSS e os Correios, que busca ampliar o atendimento presencial e agilizar a resolução dos casos.

Entre os que madrugaram na fila está Maria da Glória Serpa, de 69 anos, que saiu de Ribeirão das Neves e chegou ao local às 3h da manhã. Ela tenta recuperar nove parcelas de R$ 35 descontadas sem autorização. “Eu vim pegar o que é meu, né, que eles tomaram. Eu não assinei nada”, afirmou.

Nádila Maria Fernandes também busca esclarecimentos sobre valores retirados de sua aposentadoria. “Fica o sentimento de revolta, né? Mas se bem que eles é que tinham que correr atrás e não a gente. Eles é que tinham que jogar o dinheiro pra gente na conta”, desabafou.

Leia também

‘Estou usando fralda’

A situação é ainda mais complicada para quem enfrenta problemas de saúde. É o caso de Maria da Penha Pereira, que tem DPOC (pulmonar) e hipertensão. Ela relata as dificuldades físicas para enfrentar horas de espera. “Eu tô usando fralda aqui, eu tenho problema de DPOC e problema de pressão muito alta. Eu sou muito sem ideia, porque eu tenho problema de cabeça e sou abandonada pelos filhos”, contou.

No país, mais de 5 mil agências dos Correios estão autorizadas a prestar atendimento aos segurados do INSS. A medida busca suprir a demanda em locais sem unidades próprias do instituto e oferecer mais opções para que aposentados e pensionistas regularizem suas situações.

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas