Ouvindo...

Bienal Mineira reúne dezenas de pessoas em BH e valoriza público infantil: ‘formar leitores’

Evento acontece entre os dias 3 e 10 de maio no Centerminas, no Minas Shopping, em BH; jovens são maioria do público

Evento acontece até o próximo sábado, dia 10 de maio

Mais de 300 mil pessoas são esperadas para a Bienal Mineira do Livro de 2025, que acontece em Belo Horizonte, entre este sábado (3) e o próximo (10). O evento já está a todo vapor e acontece no Centerminas, próximo ao Minas Shopping.

Neste ano, a bienal - que é realizada pela Câmara Mineira do Livro - homenageia o escritor mineiro Guimarães Rosa, com o tema “Viver é Plural. Ler é plural”. O objetivo é valorizar a pluralidade e o poder transformador da leitura.

Felipe Mairink, presidente da Câmara Mineira do Livro, explica o que foi preparado para esta edição.

“A gente está chegando na sétima edição da Bienal Mineira do Livro em 2025, com diversas novidades. A gente está com uma programação bem forte de contação de histórias, mesas e debates. Então, a programação cultural é uma grande novidade que a gente trouxe. A gente também tem a visitação escolar. Vão ser 15 mil alunos da rede municipal de ensino de Belo Horizonte e 90 mil da rede estadual que vão estar presentes aqui. Todos eles terão um vale livro. Então, eles vão poder escolher um livro e levar para casa. Isso fortalece o desenvolvimento do hábito da leitura”, disse.

Leia também

A movimentação já é bem intensa na Bienal Mineira, principalmente, de jovens. O evento conta com mais de 160 autores e com destaque também para várias estandes de quadrinhos, com cerca de 80 quadrinistas. Um dos quadrinistas, Math Vaz, explica a importância dos quadrinhos como porta de entrada de muitos jovens no universo da leitura.

“O quadrinho também é livro. Assim como poesia é livro, como literatura também é livro. O quadrinho é, inclusive, uma peça fundamental na formação de muitos leitores no Brasil. Não tem como a gente não conhecer Turma da Mônica. A gente sempre teve contato com quadrinhos desde a infância, nas escolas e tudo mais. Então, é um espaço muito importante para agente estar aqui na Bienal do Livro”, afirma.

A professora Maria da Penha Lima conta o que tem achado da Bienal Mineira.

“Tá muito boa, principalmente para o público infantil e juvenil. Tem muita obra para adolescentes também. Acho ótimo que tenha isso porque a gente precisa investir nessa faixa etária para formar leitores. Eu já comprei bastante (livros). Tô deixando meu salário aqui e ainda vou ficar um pouquinho mais para procurar alguns títulos que eu tenho interesse da literatura brasileira”, comenta.

Serviço:

  • Data: 3 a 10 de maio

  • Local: Centerminas Expo - Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 - 4º Andar - União, Belo Horizonte - MG, 31170-678

  • Ingressos: R$20 (inteira) e R$ 10 (meia), disponíveis pela internet.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, trabalhou na produção de matérias para a rádio, na Central Itatiaia de Apuração e foi produtora do programa Itatiaia Patrulha. Atualmente, cobre factual e é repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.
Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.