Ouvindo...

PM recupera 164 celulares furtados ou roubados durante o Carnaval em Minas

Além dos aparelhos, a PM também recuperou 132 veículos e na apreendeu 155 armas de fogo

6 milhões de foliões circularam por BH durante o Carnaval 2025

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) recuperou 164 celulares furtados ou roubados durante o Carnaval deste ano em Belo Horizonte e outras cidades do estado. A ação faz parte da estratégia de segurança para coibir crimes como roubos e furtos, especialmente contra foliões.

Além dos celulares, as operações da PM resultaram na recuperação de 132 veículos e na apreensão de 611 automóveis, 155 armas de fogo e 348 armas brancas.

Leia também

No total, entre sábado (1º) e terça-feira (4), foram presas 3.495 pessoas, sendo 3.265 em flagrante e 230 por mandado de prisão.

Na avaliação do secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Edgard Estevo, um dos principais objetivos foi tentar minimizar as possibilidades de roubo e furto durante o Carnaval. “O celular hoje, no Brasil inteiro, é um objeto de grande valor para qualquer meliante. Todas as informações estão ali, incluindo as bancárias, o que contribui para o aumento do crime cibernético. Essa força de segurança, ela está buscando as melhores maneiras de inibir [os crimes]”, detalhou.

Prisões por reconhecimento facial

O sistema de reconhecimento facial da PM ajudou a prender 72 pessoas entre sábado (1⁠º) e terça-feira (4) de Carnaval de Belo Horizonte. Através de câmaras instaladas em drones, a PM conseguiu localizar criminosos que circulavam dentro dos blocos.

Como funciona?

As imagens eram capturadas pelos drones e transmitidas instantaneamente para uma central de videomonitoramento, onde um sistema cruzava as informações recebidas com um banco de dados da Polícia Militar.

Ao identificar pessoas com mandado de prisão em aberto, as equipes eram posicionadas para realizarem a abordagem, checagem da identificação e, em seguida, era feito a prisão.

Importunação sexual

Segundo o balanço divulgado pelo governo estadual nesta quinta-feira (6), os números da importunação sexual durante o Carnaval caíram 27,9%, em relação ao ano passado, indo de 61 ocorrências para 44, sendo 13 em Belo Horizonte (mesmo número de 2024).

Crimes violentos

Durante o Carnaval, foram 33 registros de homicídios no estado, uma redução de 21,4%. Na capital mineira, foram quatro ocorrências, mesmo número que no ano passado.

Tem mais de 27 anos de experiência jornalística, como gestor de empresas de comunicação em Minas Gerais. Já foi editor-chefe e apresentador de alguns dos principais telejornais do Estado em emissoras como Record, Band e Alterosa, além de repórter de rede nacional. Foi editor-chefe do Jornal Metro e também trabalhou como assessor de imprensa no Senado Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Sesc-MG. Na Itatiaia, onde está desde abril de 2023, André é repórter multimídia e apresentador.
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.