Ouvindo...

Sindicato considera ‘abusiva’ exclusividade de cervejas da Ambev no Carnaval de BH

Uma cláusula do contrato firmado entre a prefeitura e a empresa, patrocinadora da folia, prevê a exclusividade no circuito oficial do evento

Nesta quarta-feira (12), o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas-MG) se posicionou e chamou de “abusiva” a cláusula que prevê a exclusividade de vendas de cervejas da Ambev em determinados pontos do Carnaval do Carnaval de Belo Horizonte.

A restrição pegou de surpresa os ambulantes, que só poderão vender dentro do circuito oficial da folia cervejas da empresa. Entre as marcas autorizadas estão Skol, Brahma, Corona, Original, Spaten, Stella Artois e Budweiser.

Segundo o sindicato, a cláusula limita a concorrência e prejudica ambulantes cadastrados que já adquiriram os estoques com outros produtos.

O SindBebidas-MG, que é filiado à Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), pede a revisão da cláusula de exclusividade.

Em entrevista à Itatiaia Mário Moraes Marques, presidente do Sindbebidas-MG, comentou o assunto. “Isso traz um prejuízo enorme para o nosso setor, visto que a gente vem fazendo bastante investimento desde outubro, novembro para atendermos o mercado agora no pico dele, que é janeiro e o carnaval”.

A Ambev é a patrocinadora oficial do Carnaval de Belo Horizonte neste ano. A previsão é que o investimento seja de R$ 5,9 milhões.

A Itatiaia entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte e a Ambev, caso queiram se pronunciar. O espaço segue aberto.

Leia também

Circuito oficial do Carnaval de Belo Horizonte em 2025

O circuito é composto por dez trechos que passam, por exemplo, pelas avenidas Amazonas, Andradas, Álvares Cabral e Assis Chateaubriand. Veja os endereços completos:

Confira a nota do SindBebidas-MG na íntegra

O Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas-MG), filiado à Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), alerta sobre a cláusula de exclusividade presente no contrato de patrocínio firmado entre a Ambev e a Belotur para o Carnaval de Belo Horizonte, em 2025. A medida restringe às marcas da Ambev a comercialização de bebidas nas principais vias públicas da cidade durante o evento.

O SindBebidas-MG considera a cláusula abusiva por limitar a concorrência e prejudicar centenas de indústrias locais, que investiram no aumento da produção para atender à demanda do Carnaval de Belo Horizonte. A restrição pode resultar em prejuízos significativos para o setor, afetando empresas que dependem do evento para impulsionar suas vendas.

A exclusividade também atinge diretamente os ambulantes cadastrados pela Prefeitura de Belo Horizonte. Muitos já adquiriram estoques de outras marcas e manifestaram preocupação com as perdas que poderão sofrer caso sejam impedidos de comercializá-los.

O SindBebidas-MG solicita à Belotur e à Ambev a revisão da cláusula de exclusividade, buscando uma solução que respeite a livre concorrência, minimize impactos às indústrias locais e preserve o direito dos ambulantes de trabalhar. O sindicato reafirma seu compromisso com a igualdade entre as empresas do setor e se coloca à disposição para o diálogo.”


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.
Mineira de Resende Costa, Campo das Vertentes. Jornalista formada pela UFSJ, já trabalhou na Rádio Emboabas de São João del-Rei. Na Itatiaia, é editora do Jornal Itatiaia Primeira Edição e do Jornal da Tarde. Além de repórter, principalmente em Cidades
Leia mais