Municípios da Zona da Mata e do Campos das Vertentes estão incluídos em dois alertas relativos a tempestade divulgados nesta quarta-feira (22), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O primeiro aviso é o alerta laranja de tempestade, que segue até às 23h59 de hoje, tem previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Existe também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As recomendações do órgão são que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, porque existe risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
O segundo aviso é o alerta amarelo de perigo potencial de tempestade, em vigor até 10h desta quinta (23), com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Os dois alertas abrangem como Juiz de Fora, Ubá, Visconde do Rio Branco, Guarani, Rio Pomba, Oliveira Fortes, Santos Dumont, Leopoldina, Cataguases, Barbacena, Ressaquinha, Barroso, entre outras.
A orientação é acionar Defesa Civil, no 199 e Corpo de Bombeiros, no 193, em caso de emergência.
Alerta da Prefeitura de Ubá
Nas redes sociais, a Prefeitura replicou o alerta orientando a população a tomar cuidado e as devidas precauções, diante da possibilidade de tempestades severas ao longo da tarde e noite desta quarta (22). No texto, o Executivo destacou que pode haver queda de granizo, vento forte e chuvas intensas, entre 20 mm e 50 mm, com grande potencial de dano.