Ouvindo...

Tradicional Café Nice, em BH, será revitalizado para evitar fechamento

Tradicional estabelecimento do centro de Belo Horizonte, fundado em 1939, busca se reinventar com foco no marketing digital para atrair novos clientes

O Café Nice, um dos estabelecimentos mais tradicionais de Belo Horizonte, está passando por um momento delicado em sua história quase centenária. Para evitar o encerramento das atividades, o icônico café localizado próximo à Praça Sete de Setembro iniciará um processo de revitalização, com foco inicial em fortalecer sua presença online através de ações de marketing digital.

Fundado em 1939, o Café Nice é um pedaço vivo da história da capital mineira. Suas paredes exibem fotos de políticos ilustres, como Juscelino Kubitschek, que frequentavam o local décadas atrás. No entanto, as transformações sociais e urbanas, aliadas ao crescimento da cidade, retiraram parte do protagonismo da região central, impactando significativamente o negócio.

Renato Moura Caldeira, um dos proprietários do Café Nice, relata o declínio no movimento: ‘A pandemia foi a pá de cal e está demorando a retornar. O centro de Belo Horizonte era onde as pessoas resolviam tudo. A partir dos anos 70, a cidade começou a expandir para os lados, todo bairro criou seu centro comercial. Isso já prejudicou o comércio na região central’.

Adaptação aos novos tempos

O processo de requalificação do Café Nice ainda não foi totalmente detalhado, mas a primeira etapa focará em ações de marketing digital para atrair clientes pela internet. O designer Rafael Quick, conhecido por projetos de sucesso que resgatam espaços subutilizados na capital, como o Mercado Novo, auxiliará neste trabalho de revitalização.

Apesar das mudanças, o estabelecimento mantém sua essência. José de Figueiredo Soares, cliente fiel de 79 anos que frequenta o café desde os 12, afirma: ‘O dia em que eu não venho aqui parece estar faltando alguma coisa. Eu acho que seria excelente [a revitalização], porque o Café Nice faz parte da história de Belo Horizonte’.

Com esta iniciativa, o Café Nice busca não apenas preservar sua rica história, mas também se adaptar às novas demandas do mercado, garantindo que as futuras gerações possam continuar desfrutando deste importante patrimônio cultural de Belo Horizonte.

Júlio Vieira é repórter da Itatiaia.
Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.
Leia mais