Ouvindo...

Vale celebra os 127 anos de Belo Horizonte e reafirma sua relação histórica com a capital mineira

Projetos que unem tradição e modernidade são um convite para a população viver o melhor da cidade

Belo Horizonte comemora seus 127 anos em dezembro, e o clima é de celebração. A primeira capital planejada do Brasil, com sua arquitetura única e tradições marcantes, é também palco de cultura e arte em Minas Gerais. Nessa história, a Vale tem desempenhado um papel especial, levando conhecimento, criatividade e inspiração aos belo-horizontinos por meio de suas iniciativas culturais.

A Praça da Liberdade, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte é um marco dessa relação da Vale com a capital mineira. Em parceria com o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte, a empresa contribuiu para a revitalização desse importante espaço público, que une história, cultura e modernidade. A Praça, que se tornou um ponto de encontro de moradores e turistas, abriga o Memorial Minas Gerais Vale, um espaço cultural dedicado a preservar e divulgar as tradições e a história do estado. Embora o Memorial esteja temporariamente fechado para reformas, sua essência continua viva por meio do projeto Memorial Vale Itinerante, que continua levando arte e cultura a diversas cidades de Minas Gerais.

Ainda mais bonita com a iluminação de Natal, neste mês de dezembro, a Praça da Liberdade, segue sendo um local vibrante, celebrando a vida cultural de Belo Horizonte e recebendo o público com toda sua tradição e história.

Arte e cultura no Palácio das Artes: um presente para Belo Horizonte

Outro ponto alto da conexão entre a Vale e Belo Horizonte é o patrocínio master ao Palácio das Artes, o maior complexo cultural da América Latina. Localizado na avenida Afonso Pena, o espaço oferece uma programação rica e diversificada. Neste mês de dezembro, uma das grandes atrações para o público é a montagem de “Carmen – Espetáculo de Dança e Música”, em cartaz de 19 a 22 de dezembro, às 19h.

A adaptação apresenta trechos da célebre ópera de Georges Bizet e da versão contemporânea de Rodion Shchedrin. Sob a regência de Ligia Amadio e coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, a montagem reúne a Companhia de Dança Palácio das Artes, o Coral Lírico e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Uma experiência imperdível que une dança, música e muita emoção.

Referência de arte e cultura, o Palácio das Artes é um dos principais espaços de aprendizado e inspiração, oferecendo cursos, oficinas e espetáculos que fomentam a cultura e o conhecimento em Minas Gerais, sempre com o apoio da Vale.

Um convite para celebrar a cidade e a cultura

Belo Horizonte é um símbolo de diversidade e acolhimento, qualidades que a Vale busca refletir em suas ações culturais. Por meio do Instituto Cultural Vale, a empresa patrocina grandes eventos e projetos culturais que fortalecem a relação da empresa com a cidade, levando arte e cultura a diferentes públicos.

Este dezembro é mais do que uma comemoração, é um convite para os moradores e visitantes redescobrirem a cidade. Seja vivendo toda a beleza e magia da Praça da Liberdade iluminada ou as atrações de arte e cultura do Palácio das Artes, Belo Horizonte, com suas tradições e modernidade, é um lugar para se orgulhar, e a Vale tem orgulho de fazer parte dessa história.

Saiba mais, clicando aqui

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia: