O ranking Connected Smart Cities (CSC) 2024 considerou Belo Horizonte como a segunda cidade ‘mais verde do Brasil’. A listagem considera municípios com mais de 500 mil habitantes e analisa 75 indicadores. Foram destacados os resultados de Belo Horizonte para boas práticas ambientais sustentabilidade e evolução no Índice de Áreas Verdes Protegidas (IAP).
O ranking Connected Smart Cities avalia as cidades por eixos temáticos. Belo Horizonte está na 15ª colocação no ranking Meio Ambiente, e na 8ª posição no ranking Geral. Mas, considerando apenas aquelas com mais de 500 mil habitantes, BH está em segundo lugar, atrás apenas de Curitiba (PR), que ocupa a 10ª posição no ranking geral.
No quesito Meio Ambiente, são avaliados critérios relativos ao transporte público, como idade média da frota e veículos com baixa emissão de poluentes, coleta de resíduos, recuperação de materiais recicláveis e de plástico, atendimento urbano de água e de esgoto, e monitoramento de áreas de risco. Segundo a lista, esses critérios seriam indicadores de boas práticas de sustentabilidade.
Leia também:
Projeto faz mapeamento de bares históricos de BH BH 127 anos: Acaiaca, edifício histórico de BH, conserva bunker e atrai turistas de todo o Brasil
Em 2023, esse mesmo ranking colocou BH como segunda cidade mais “inteligente” da região Sudeste e a quarta do Brasil, com destaque nos eixos Tecnologia e Inovação, Meio Ambiente e Saúde.
Segundo a prefeitura, BH plantou cerca de 34 mil mudas de árvores em 81 parques e 24 miniflorestas. Além disso, Belo Horizonte está entre as cidades com melhor Índice de Áreas Verdes Protegidas (IAP) por habitante do país: 25,98 metros quadrados por habitante, segundo os dados mais recentes, de 2023.
Connected Smart Cities 2024
O ranking avalia as cidades dentro de diferentes eixos. Os municípios ainda podem ser divididos por região, estado e porte (número de habitantes). Os eixos são os seguintes:
- Geral;
- Segurança;
- Tecnologia e Inovação;
- Urbanismo;
- Economia;
- Educação;
- Empreendedorismo;
- Governança;
- Meio Ambiente;
- Mobilidade;
- Saúde.
Belo Horizonte também se destacou nos eixos de Tecnologia e Inovação, ficando na 3ª posição, e Saúde, ocupando o 5° lugar do ranking Geral. Por outro lado, no eixo Governança, BH ficou na 59ª colocação, e na 54ª posição no eixo Economia.
Cidades com mais de 500 mil habitantes avaliadas no eixo Meio Ambiente:
- Curitiba (PR)
- Belo Horizonte (MG)
- Sorocaba (SP)
- São José dos Campos (SP)
- Campinas (SP)
- Salvador (BA)
- Rio de Janeiro (RJ)
- São Paulo (SP)
- Londrina (PR)
- Florianópolis (PR)
- Campo Grande (MS)
- Brasília (DF)
- Porto Alegre (RS)
- João Pessoa (PB)
Veja os rankings por eixo