Ouvindo...

Ranking considera BH a segunda cidade ‘mais verde do Brasil’

Na classificação geral, Belo Horizonte ocupa a 15ª posição entre cidades mais verdes, segundo o Connected Smart Cities 2024

BH está em segundo lugar, atrás apenas de Curitiba (PR)

O ranking Connected Smart Cities (CSC) 2024 considerou Belo Horizonte como a segunda cidade ‘mais verde do Brasil’. A listagem considera municípios com mais de 500 mil habitantes e analisa 75 indicadores. Foram destacados os resultados de Belo Horizonte para boas práticas ambientais sustentabilidade e evolução no Índice de Áreas Verdes Protegidas (IAP).

O ranking Connected Smart Cities avalia as cidades por eixos temáticos. Belo Horizonte está na 15ª colocação no ranking Meio Ambiente, e na 8ª posição no ranking Geral. Mas, considerando apenas aquelas com mais de 500 mil habitantes, BH está em segundo lugar, atrás apenas de Curitiba (PR), que ocupa a 10ª posição no ranking geral.

Leia também

No quesito Meio Ambiente, são avaliados critérios relativos ao transporte público, como idade média da frota e veículos com baixa emissão de poluentes, coleta de resíduos, recuperação de materiais recicláveis e de plástico, atendimento urbano de água e de esgoto, e monitoramento de áreas de risco. Segundo a lista, esses critérios seriam indicadores de boas práticas de sustentabilidade.

Leia também:

Em 2023, esse mesmo ranking colocou BH como segunda cidade mais “inteligente” da região Sudeste e a quarta do Brasil, com destaque nos eixos Tecnologia e Inovação, Meio Ambiente e Saúde.

Segundo a prefeitura, BH plantou cerca de 34 mil mudas de árvores em 81 parques e 24 miniflorestas. Além disso, Belo Horizonte está entre as cidades com melhor Índice de Áreas Verdes Protegidas (IAP) por habitante do país: 25,98 metros quadrados por habitante, segundo os dados mais recentes, de 2023.

Connected Smart Cities 2024

O ranking avalia as cidades dentro de diferentes eixos. Os municípios ainda podem ser divididos por região, estado e porte (número de habitantes). Os eixos são os seguintes:

  • Geral;
  • Segurança;
  • Tecnologia e Inovação;
  • Urbanismo;
  • Economia;
  • Educação;
  • Empreendedorismo;
  • Governança;
  • Meio Ambiente;
  • Mobilidade;
  • Saúde.

Belo Horizonte também se destacou nos eixos de Tecnologia e Inovação, ficando na 3ª posição, e Saúde, ocupando o 5° lugar do ranking Geral. Por outro lado, no eixo Governança, BH ficou na 59ª colocação, e na 54ª posição no eixo Economia.

Cidades com mais de 500 mil habitantes avaliadas no eixo Meio Ambiente:

  1. Curitiba (PR)
  2. Belo Horizonte (MG)
  3. Sorocaba (SP)
  4. São José dos Campos (SP)
  5. Campinas (SP)
  6. Salvador (BA)
  7. Rio de Janeiro (RJ)
  8. São Paulo (SP)
  9. Londrina (PR)
  10. Florianópolis (PR)
  11. Campo Grande (MS)
  12. Brasília (DF)
  13. Porto Alegre (RS)
  14. João Pessoa (PB)

Veja os rankings por eixo aqui.


Participe dos canais da Itatiaia:

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.