Há cinco anos Belo Horizonte foi reconhecida como a Cidade Criativa da Gastronomia. O título concedido pela Unesco, representa a solidificação do sabor da culinária mineira. Para celebrar essa ocasião, BH ganha o projeto ‘Bares com Alma’, um inventário de 30 estabelecimentos icônicos e tradicionais da cidade.
A iniciativa, da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em parceria com o Sebrae Minas, busca homenagear e reconhecer bares notáveis que contribuíram para a rica história gastronômica da capital.
Os estabelecimentos mapeados receberão placas de reconhecimento. Também será divulgado o site oficial do projeto, contendo todas as informações relativas a ação e a lista dos bares contemplados.
Esta primeira edição do projeto nasce tendo como base o programa argentino ‘Bares Notáveis’, política instituída pelo Ministério da Cultura da Argentina que busca valorizar e apoiar bares e cafés notáveis de Buenos Aires, reconhecidos pela sua antiguidade, cultura e relevância social, fazendo parte do patrimônio cultural da cidade. Além deste, outros projetos similares espalhados pelo mundo foram usados como referência para a proposta da ação em Belo Horizonte, entre eles estão: ‘Bares são Patrimônio’, de Santiago e ‘Prêmio da Música Boêmia’, em Valparaíso, ambos projetos no Chile; ‘Lojas com História’, em Lisboa, Portugal; ‘Os Emblemáticos’, em Barcelona, na Espanha; ‘Bares Tombados’, no Rio de Janeiro e o ‘Prêmio Bairro da Cultura’, em Londres, na Inglaterra.