O novo sistema de alertas da Defesa Civil Nacional será testado em Belo Horizonte neste domingo (1°). Cidades do Rio Grande do Sul também passarão por testes com a plataforma neste sábado (30).
A previsão é que a ferramenta seja disponibilizada para todos os municípios das regiões Sul e Sudeste do país até o final de 2024. O projeto será nacionalizado em 2025.
O sistema, chamado “Defesa Civil Alerta”, irá divulgar avisos de emergência para pessoas localizadas em áreas com risco iminente. Quando o aviso for enviado, o alerta aparecerá nos celulares da população, interrompendo o que ela estiver vendo.
Neste fim de semana, além de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a plataforma será testada em outras 36 cidades do Rio Grande do Sul. São elas:
- Três Forquilhas
- Itati
- Três Coroas
- Porto Mauá
- Pedro Osório
- São Sebastião do Caí
- Maquiné
- São Lourenço do Sul
- Muçum
- Encantado
- Cruzeiro do Sul
- Dom Pedrito
- São Vendelino
- Eldorado do Sul
- Porto Xavier
- Estrela
- Iraí
- Pelotas
- Rolante
- Alegrete
- Igrejinha
- Quaraí
- Parobé
- São Jerônimo
- Montenegro
- Rosário do Sul
- Pântano Grande
- Barra do Guarita
- Uruguaiana
- Itaqui
- Capão do Leão
- Caxias do Sul
- Nova Hartz
- Novo Hamburgo
- Cachoeira do Sul
- Santa Maria
A coordenação do sistema é realizada pela Defesa Civil Nacional, vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A execução do serviço ficará a cargo das operadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, TIM e Vivo).