Equipes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Força Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) mobilizaram uma força-tarefa em Uberlândia, na Região do Triângulo Mineiro, para investigar 16
“A iniciativa tem como objetivo fortalecer a preparação e a vigilância epidemiológica, intensificar as medidas de prevenção e contenção da doença, além de ampliar as estratégias de vacinação”, destacou a SES-MG.
Conforme a pasta, os profissionais de saúde serão treinados pela Força Estadual do SUS, que vai apoiar a organização dos serviços de saúde. “As equipes da SES atuarão em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para garantir uma resposta rápida e coordenada diante da situação”, acrescentou.
Investigação
A SES-MG atua em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia na investigação de 16 casos suspeitos de sarampo no município. Os dois primeiros casos foram notificados no dia 13 de outubro deste ano. Os pacientes são crianças de 1 ano, que apresentaram febre e sintomas respiratórios leves, sem registro de
“Os exames iniciais realizados não permitiram descartar ou confirmar os casos, sendo realizada a coleta de novas amostras no dia 30 de outubro de 2025 para a continuidade da investigação diagnóstica. Essas amostras foram encaminhadas para processamento na FUNED”, explicou.
A pasta aguarda os resultados dessas amostras para uma conclusão sobre o caso. As crianças estão em bom estado geral, em recuperação domiciliar, sendo acompanhadas pela equipe de Atenção Primária à Saúde e da Vigilância Epidemiológica Municipal.
Novos casos
De acordo com a SES-MG, após a notificação dos casos suspeitos, foi realizada uma mobilização na cidade para conscientizar a população sobre a doença. Desde então, foram notificados outros 14 casos entre os dias 27 de outubro e 4 de novembro.
“Exames preliminares realizados em quatro desses novos casos, já com resultados disponíveis, não são sugestivos de sarampo; contudo, as amostras ainda aguardam outras análises para descarte definitivo, conforme preconizado no protocolo”, destacou. Os casos permanecem em investigação.
Sarampo
O
A forma mais eficaz de prevenção é a vacinação, que é segura, eficiente e disponibilizada gratuitamente pelo SUS. A vacina tríplice viral deve ser aplicada de acordo com o calendário vacinal, com doses específicas para cada faixa etária (crianças, adolescentes e adultos).