Ouvindo...

BH: homem que matou sargento Dias se torna réu por destruir computador de hospital

Welbert de Souza Fagundes, de 26 anos, estava detido em um hospital psiquiátrico em Barbacena (MG) quando cometeu o ato que o fez perder “benefício” e voltar para a prisão

Welbert de Souza Fagundes tem 26 anos e cometeu o crime enquanto estava foragido da ‘saidinha’ de Natal

O homem de 26 anos réu pelo assassinato do sargento Roger Dias da Cunha, morto no início de 2024 em Belo Horizonte, voltou a se tornar réu nesta quinta-feira (28). Porém, desta vez, não foi por homicídio ou roubo, mas sim por vandalismo e resistência. Welbert de Souza Fagundes vai responder na Justiça após destruir um computador do Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz, em Barbacena (MG). Welbert ainda não foi julgado pela morte do militar (relembre o caso no fim da matéria).

De acordo com a apuração da Itatiaia, a decisão foi assinada pela juíza Flávia Generoso de Mattos, da Comarca de Barbacena. Em um relatório breve, a magistrada reconheceu a autoria do crime e afirmou que a denúncia ‘está lastreada em indícios de convicção’. Além disso, a juíza ainda nomeou um defensor público da Comarca de Barbacena para atuar no caso.

O crime de vandalismo é punível com até três anos de detenção. Já o de resistência tem pena máxima de dois anos de detenção.

Jogou computador na parede

De acordo com os documentos obtidos pela Itatiaia, Welbert foi até um consultório do Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz, em Barbacena (MG), onde estava acolhido no momento, mas ficou inconformado com o parecer médico. O réu, então, passou a danificar o consultório e jogou um computador contra a parede. Mesmo com a resistência do suspeito, ele foi contido pelos policiais.

O réu voltou a resistir à ação policial quando foi levado para a enfermaria, precisando ser algemado e contido com o uso moderado de força. Os agentes ainda verificaram que Welbert estava com um clips, que supostamente poderia ser usado para abrir suas algemas. Ainda de acordo com a juíza, Welbert se debatia a todo momento, o que causou uma lesão leve em seu rosto. Por conta do incidente, ele perdeu o “benefício” e voltou para o presídio.

Leia também

Sargento baleado

O sargento Dias, da Polícia Militar, morreu baleado durante uma operação no dia 5 de janeiro. O suspeito do crime é um homem que estava em saída temporária da cadeia. Welbert de Souza Fagundes, de 26 anos, é apontado como o responsável por disparar várias vezes à queima roupa contra a cabeça do sargento da Polícia Militar, Roger Dias da Cunha, no bairro Novo Aarão Reis, na Região Norte de Belo Horizonte.

O militar passou por duas cirurgias assim que foi socorrido ao Hospital João XXIII - uma para conter a pressão intracraniana e outra para conter o sangramento na perna, pois a bala atingiu uma artéria. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na noite do dia 7 de janeiro.

Suspeito estava foragido da ‘saidinha’

Welbert tem 18 boletins de ocorrência registrados contra ele, por crimes como roubo, ameaça e tráfico de drogas. O Ministério Público foi contra a saída dele do sistema prisional, mas o benefício foi concedido pela juíza da Vara de Execuções Penais de Ribeirão das Neves, Bárbara Isadora Santos Sebe Nardy.

A juíza justificou sua decisão com base no atestado de conduta carcerária e disse que Welbert não havia cometido nenhuma falta grave, embora o Ministério Público tivesse apontado o episódio do furto de veículo. O MPMG recorreu da decisão junto ao Tribunal de Justiça e não recebeu nenhum retorno.

No dia 11 de janeiro, poucos dias após a morte do sargento Dias, Welbert se tornou réu por um furto qualificado cometido em julho de 2023. Poucas semanas depois, a Justiça aceitou a denúncia e Welbert se tornou réu por homicídio triplamente qualificado contra o sargento Dias. Ele segue detido desde a época do crime.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.