As ruas do bairro Maria Goretti, na região Nordeste de Belo Horizonte, um dos pontos mais castigados pela chuva, amanheceram nesta quinta-feira (14), tomadas por lama. No fim da tarde de ontem (13), imagens que mostravam carros cobertos pela água, tomaram as redes sociais. Hoje ainda é possível ver dois veículos destruídos ''amontoados’’.
Por lá, segundo a Defesa Civil, foram 62,6 milímetros em apenas duas horas — correspondendo a 26,5% da precipitação esperada para todo o mês. Pela manhã, moradores fazem a limpeza das casas e contabilizam os prejuízos.
Barragem rompida
Equipes da prefeitura de Belo Horizonte (PBH)
Conforme a Defesa Civil, em duas horas, a região registrou 74,4 milímetros, ou seja, 31,5% do esperado para o mês de novembro.
Cidade sob alerta
As regiões Nordeste e Venda Nova estão sob risco de deslizamentos e desabamentos devido à virtude dos volumes de chuvas registrados. O comunicado da Defesa Civil é válido até a próxima segunda-feira (18).
Diante disso, recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Há previsão de novas pancadas ainda hoje na capital. Conforme o órgão, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado, com chuvas e possíveis trovoadas isoladas. A temperatura mínima foi de 16,1 °C. A máxima estimada é de 25 °C.