Ouvindo...

Enem 2024: estudantes contam o que esperam da prova e detalham como foi preparação

Candidato abriu mão da diversão nos finais de semana para se dedicar aos estudos

Gabriel Melo, de branco vai tentar Fisioterapia, e Gabriel Uriel, de vermelho está se preparando para Medicina

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fazem o segundo dia de provas neste domingo (10). Os portões foram abertos pontualmente ao meio-dia em todas as escolas do país, e fechados às 13h.

Na PUC Minas, no bairro Coração Eucarístico, Região Noroeste de Belo Horizonte, longas filas já se formavam antes da abertura dos portões. Por lá, Gabriel Melo e Gabriel Uriel, que estão no 2º ano do ensino médio, fazem a prova como “treineiros”. O primeiro quer cursar fisioterapia, e o outro se prepara para ingressar no curso de medicina.

Leia também

Melo é otimista, e diz que “as expectativas são sempre as melhores”. Ele espera conseguir acertar 70 das 90 questões da prova. O jovem explica que, para se preparar, vem estudando desde o início do ano, além de dedicar todos os finais de semana aos estudos, há cinco meses, e fazer revisões semanais.

Leia mais:

Assim como o amigo, Gabriel Uriel também transmite tranquilidade e confiança. No primeiro dia de provas, no último domingo (3), ele diz que conseguiu “ir bem”. O jovem relata: “este ano, no quesito de humanas e linguagens, consegui dobrar minha quantidade de acertos. Consegui fazer 35 (acertos) em cada área”.

Na prova de ciências da natureza e matemática, ele prevê “uma média de 25 acertos por área do conhecimento”. Uriel explica que não é a “praia” dele, mas que vai “tentar evoluir um pouco a cada ano”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.