Apesar da previsão para quarta-feira (19), não foi dessa vez que a chuva caiu em Belo Horizonte. Com a manutenção da seca, a cidade completa 153 dias consecutivos sem precipitação nesta quinta (19). Esse já é o segundo maior intervalo da história, ficando atrás apenas da seca de 1963, quando a capital ficou 198 dias sem chuva.
Porém, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que o alívio virá em breve. BH tem previsão de chuva para o próximo fim de semana, tanto no sábado (21), quanto no domingo (22).
No sábado, a previsão é de céu nublado, com mínima de 15ºC e máxima de 30°C. A umidade relativa do ar mínima deve ficar em 30%. Já no domingo, o céu também ficará nublado, com mínima de 16°C e máxima de 31°C. A umidade relativa mínima também deve ficar em 30%.
Por que BH está há tanto tempo sem chuva?
A meteorologista Anete Fernandes explica que só chove em Minas Gerais durante o inverno quando há o avanço de frentes frias. Porém, bloqueios atmosféricos impediram que elas chegassem a grande parte do estado neste ano.
“Este ano nós tivemos uma sucessão de bloqueios atmosféricos: um centro de alta pressão em médios níveis da atmosfera, impedindo a formação de nuvens e o avanço dos sistemas frontais. Então, as frentes frias chegaram no máximo até São Paulo. Essa é a razão de tanto tempo sem chuva, não só na região metropolitana de Belo Horizonte, mas em grande parte de Minas Gerais”, afirma.