Cadastro de ambulantes on-line, circuito gastronômico e liberação de espaços públicos para ensaios dos blocos. Essas são algumas das novidades anunciadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, na manhã desta quinta-feira (19), em colativa de imprensa. A festa é só ano que vem, mas já pode anotar no calendário: o período oficial da folia belo-horizontina será entre os dias 15 de fevereiro e 9 de março.
A administração anunciou o orçamento R$ 20 milhões para a festa. “Esse é o recurso que vou colocar diretamente na estrutura. Não estou considerando os R$ 15 milhões que eu vou gastar com limpeza, não estou considerando os outros gastos que a prefeitura… O Carnaval é o evento mais importante de turismo de Belo Horizonte e, por isso, a prefeitura precisa aportar recurso”, disse o prefeito Fuad Noman.
A prefeitura busca por parcerias. “Vamos dar oportunidade às empresas que queiram participar, queiram colocar o nome na avenida. A prefeitura buscará parcerias para fazer isso, espero que venha, mas se não vier, temos o suficiente para fazer o melhor Carnaval de rua”, completou.
Para os blocos
O regulamento para os desfiles dos blocos caricatos e escolas de samba e o edital de fomento aos blocos de rua será publicado na primeira semana de outubro. Do orçamento aprovado para a festa, 38% será investido no fomento dos atores da folia. A previsão é que os recursos sejam liberados ainda este ano.
Segundo a administração municipal, irá disponibilizar diversos espaços públicos da cidade para os blocos de rua, escolas de samba e blocos caricatos, visando apoiar os que fazem o carnaval acontecer.
Ao todo, 13 centros culturais e 58 parques municipais estarão abertos para ensaios, mediante agendamento prévio com as pastas responsáveis.
Os locais ainda não foram informados.
Para os ambulantes
O cadastramento dos ambulantes para a venda de bebidas e adereços carnavalescos foi marcado, nos últimos anos, por filas. Mais de 20 mil participaram este ano. Agora, a prefeitura anunciou que o cadastro começará a ser feito em dezembro e de duas maneiras: on-line ou presencial.
A entrega das credenciais será em fevereiro. As datas ainda não foram divulgadas.
Vila Gastronômica
Pela primeira vez será lançado um Circuito Gastronômico com uma curadoria especial dos melhores bares e restaurantes da capital mineira, localizados ao longo do trajeto dos foliões.
Além disso, uma Vila Gastronômica será instalada na Praça Rui Barbosa, no Centro.