Após dias quentes, a frente fria chegou mesmo em Belo Horizonte nesta terça-feira (27), e foi difícil de sair da cama nas primeiras horas do dia. Conforme a Defesa Civil, a temperatura mínima foi de 11,1 °C, com sensação térmica de −7,4 °C, às 5h, na região Oeste da capital.
Até o momento, o dia mais frio do ano foi em 11 de agosto, quando os termômetros marcaram 9,5 °C.
Segundo o órgão, o dia será de céu parcialmente nublado com melhoria no índice da umidade em relação ao tempo seco dos últimos dias. O índice pode ficar em torno de 40%, à tarde.
Leia também:
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
A notícia é boa já que a capital mineira completa mais de 130 dias sem chuva. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a última precipitação na cidade ocorreu em 19 de abril.
O tempo seco favoreceu o grande incêndio que atingiu uma mata perto da avenida Raja Gabaglia, no bairro São Bento, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, nessa segunda (26). As chamas começaram por volta das 16h e, segundo o Corpo de Bombeiros, ameaçaram residências, a rede elétrica e além de afetar a visibilidade na via.
Mas, quem tem esperança de um refresco terá que aguardar um pouco mais: não há previsão de chuva para hoje. De acordo com a Defesa Civil, a máxima estimada é de 24 °C.