Ouvindo...

De 16 °C para 33 °C: entenda o fenômeno ‘coloca casaco, tira casco’ em BH

Neste sábado (24), a previsão indica que o dia será de céu claro com temperatura diurna elevada e tempo muito seco, à tarde.

Céu azul na manhã deste sábado

A capital mineira registrou 16 °C e sensação térmica de 11,5 °C na manhã deste sábado (24). Conforme a Defesa Civil, as temperaturas devem subir no decorrer do dia e chegar a 33 °C. Afinal, o que explica o fenômeno ''coloca casaco, tira casaco’’?

De acordo com o Clima Tempo, a amplitude térmica é a diferença entre a menor e maior temperatura de um dia. “Podemos dizer que uma amplitude térmica é pequena quando a diferença entre a temperatura mínima e a temperatura máxima fica entre 0°C e 5°C”, informou o órgão.

Leia também: Cidades de MG podem ter queda de 5ºC na temperatura nas próximas horas; veja quais
Sábado (24) deve ter dia quente e seco em MG; veja quando o frio chega

Em um dia com amplitude térmica normal, a diferença entre a temperatura mínima e a máxima do dia varia de 10°C a 12°C. “Quando a diferença entre a temperatura mínima e a máxima é igual ou maior aos 15°C podemos dizer que a amplitude térmica é grande”, acrescentou.

Mudanças bruscas podem gerar riscos à saúde, principalmente, para crianças e idosos que são mais vulneráveis.

Conforme o Clima Tempo, uma das condições mais favoráveis a grandes amplitudes térmicas é quando uma massa de ar frio de origem polar começa se afastar de uma região.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.