Ouvindo...

Fantasmas em BH? Caminhada explora as histórias de assombrações pela cidade

Movimento “BH a pé” lança novo passeio nesta sexta (19), veja programação para o mês de julho

Você já ouviu falar da Maria Papuda? Conta a história que ela era a moradora do terreno onde hoje está o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Expulsa do local pelos construtores, ela rogou uma praga aos futuros moradores. Acredite ou não na história, houve governadores que passaram exatamente pelo que a Papuda disse que aconteceria.

A história dela e de outras assombrações, fantasmas e lendas urbanas de Belo Horizonte e Minas Gerais vai ser contada em uma caminhada pelas ruas de Belo Horizonte nesta sexta-feira (19). O projeto “BH a Pé", que já faz outras caminhadas cheias de experiências por BH, lança o passeio “Almas de Minas”.

A primeira edição será das 19h às 21h30 - “afinal, de dia os fantasmas não aparecem”, como explicam os organizadores Rafael Sette Câmara e Luiza Dalcin. O trajeto começa na Praça Milton Campos, logo que escurece, e passa pela Avenida do Contorno, Savassi e Praça da Liberdade (veja como se inscrever para participar no fim da matéria).

E pelo caminho vão aparecendo os fantasmas e assombrações de BH e Minas, um a um, em lugares relacionados às suas histórias. A Maria Papuda, o Fantasma da rua do Chumbo, o funcionário público penado, a sedutora Loira do Bonfim, os encontros espirituais de Carlos Drummond de Andrade… Tem arrepio pra dar e vender, e não é só por causa do ventinho frio do inverno.

Leia também

Outros passeios

Em julho, o “BH a Pé" também faz outras caminhadas e experiências temáticas em BH. No domingo, dia 21/7, vai ser a vez da “Minas é Muitas” - uma experiência gastronômica pelo Mercado Central e pelo Mercado Novo. Os participantes vão explorar as lojas e histórias dos mercados e, a cada parada, tem uma comidinha ou bebida típica para ser provada.

Já no sábado, 27 de julho, tem a “Nostálgicos Futebol Clube”, um passeio pela história do futebol mineiro, com o surgimento de América, Atlético e Cruzeiro, além de comida de boteco e cervejas pelas ruas da capital.

Serviço


Participe dos canais da Itatiaia:

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.