Ouvindo...

Times

Previsão do tempo: a dez dias do inverno, BH deve ter segunda-feira de frio e tempo seco

De acordo com a Defesa Civil, a capital mineira terá céu claro a parcialmente nublado com sensação de frio ao amanhecer e à noite, como de costume para a época

O frio deve continuar em Belo Horizonte nesta segunda-feira (10). De acordo com a Defesa Civil, a capital mineira terá céu claro a parcialmente nublado com sensação de frio ao amanhecer e à noite, como de costume para a época.

A temperatura mínima prevista será de 12 °C e a máxima de 27 ºC com umidade relativa do ar mínima em torno de 30%, à tarde.

Leia também

Previsão em Minas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que Minas Gerais pode registrar temperatura mínima de de 6°C nesta segunda-feira (10). No entanto, a máxima pode chegar até 33°C em algumas regiões do estado mineiro.

A grande diferença entre as temperaturas máxima e mínima é chamada de amplitude térmica, uma das características do mês de junho, segundo o Inmet. O que significa que o frio fica pela manhã e as temperaturas mais elevadas vem à tarde.

A combinação entre temperaturas amenas e disponibilidade de umidade favorece a formação de nevoeiro ou névoa úmida na faixa leste de Minas Gerais. O avanço de massas de ar frio leva a ocorrência de episódios frios, que corresponde a queda brusca de temperatura de um dia para outro e permanência de temperaturas amenas por dias consecutivos.

Nestas ocasiões, normalmente, observa-se a formação de geada na região serrana do sul do estado. Junho é o primeiro mês do trimestre mais seco do ano, as chuvas são escassas, normalmente associadas ao avanço de frentes frias e restritas praticamente ao sul e faixa leste.

*Sob supervisão de Lucas Borges


Participe dos canais da Itatiaia:

Giullia Gurgel é estudante de jornalismo e estagiária da Itatiaia.
Leia mais