Uma nova subestação de energia (SE) da CEMIG com capacidade para atender 600 mil clientes da região metropolitana de Belo Horizonte foi inaugurada nesta terça-feira (4), no bairro Serrano, na região da Pampulha. A instalação é a centésima SE entregue pelo Programa Mais Energia da companhia.
Com a nova estrutura, a Cemig espera reduzir o número e o tempo das quedas de energia em uma região que cresceu muito nos últimos anos, o que gerou um aumento na demanda por energia.
A Subestação Serrano começou a ser construída em 2021, com investimento de 80 milhões de reais, usados também em melhorias da rede de abastecimento. O presidente CEMIG, Reynaldo Passanezi Filho, destaca a tecnologia usada e os benefícios para a região, como um todo
‘É muito mais moderna, uma tecnologia muito mais avançada. Além disso, ocupa um espaço muito menor, não gera ruído e permite o desenvolvimento. Permite um novo supermercado, uma nova padaria, o comércio, a fábrica, um painel solar’.
Estiveram na inauguração autoridades do estado como o governador, Romeu Zema e o vice, Mateus Simões, que destacaram em discurso aos presentes a retomada de investimentos da CEMIG em Minas. O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas, Fernando Passalio, destacou a importância da ampliação da rede para atrair investimentos.
A subestação foi entregue via Programa Mais Energia, da CEMIG, que prevê a conclusão de duzentas estruturas do tipo em todo o estado, até 2027. Desde 2021, foram investidos no R$ 2,7 bilhões no programa, para tornar a rede elétrica mais robusta e segura.
Desde 2021, foram investidos 2,7 bilhões de reais no Programa Mais Energia, tornando a rede elétrica mais robusta e resiliente, conectando novas cargas e melhorando o fornecimento de energia para os mais de 9 milhões de clientes em todo o estado.