Ouvindo...

BH está sem vacina contra a Covid-19 e com baixa adesão a campanha da gripe comum, diz prefeitura

Estoques da vacina contra a Covid-19 estão zerados nos centros de saúde da capital; em relação à gripe comum, a PBH afirma que apenas 40% do público-alvo foi imunizado até o momento

Vacina da Covid-19

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que não há estoque da vacina bivalente contra a Covid-19 nos postos de saúde da capital mineira. “Assim que novas remessas forem entregues ao município, a Prefeitura disponibilizará os locais que ofertam as doses”, garantiu a PBH em nota publicada no portal do órgão.

À Itatiaia, uma fonte da PBH informou que novas remessas devem ser enviadas nesta quarta-feira (15). A reportagem entrou em contato com a prefeitura, a Secretaria de Saúde do Estado (SES-MG) e Ministério da Saúde e aguarda resposta.

Apesar da falta da vacina contra a Covid-19, o imunizante contra a gripe comum está disponível nos 152 centros de saúde da capital mineira. Mas a PBH alerta que a procura está abaixo do esperado, mesmo com a ampliação do público alvo. Agora, todos os cidadãos acima de 6 meses de idade podem receber o imunizante.

Leia também

Segundo a prefeitura, apenas 40% das pessoas que compõem o grupo de risco receberam a dose. As gestantes e puérperas, mulheres que acabaram de dar à luz, são os grupos com a menor cobertura, alcançando 14% e 17%, respectivamente. Entre as crianças de 6 meses a 5 anos, somente 27% delas foram imunizadas. Já entre os idosos, 42% receberam a vacina.

Para tentar ampliar a cobertura vacinal, as vacinas contra a gripe começaram a ser aplicadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). As vacinas podem ser aplicadas em crianças e trabalhadores das instituições de ensino. No caso dos menores, só recebem a dose nas instituições de ensino os alunos que tiverem a autorização, por escrito, de pais, mães ou responsáveis legais.

Além dos centros de saúde da capital, os imunizantes estão disponíveis em postos extras e em mais de 25 drogarias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde. Os endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos no Portal da PBH.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento