Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Mais de 4 milhões de carros em MG estão com o IPVA 2024 atrasado; veja como quitar

Juros cobrado pelo atraso pode chegar a até 20% do valor do imposto, e motoristas ainda podem ser multados

Mais de 4 milhões de veículos em Minas Gerais estão com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 atrasado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (19) pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF). O imposto venceu no dia 31 de março e a multa por atraso pode chegar a 20% do valor devido.

Segundo o Governo de Minas, 4.094.073 dos 11.320.299 veículos registrados no estado e que devem pagar o IPVA não tiveram o imposto quitado. O montante equivale a 36% de toda a frota tributável. Os donos desses veículos estão recebendo SMS com alertas e estão sujeitos a penalidades, como inscrição na dívida ativa do estado, protesto cartorial, juros e multa.

‘Além das sanções administrativas, quem estiver inadimplente com o IPVA não irá obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2024, emitido pela autoridade de trânsito do Estado. Circular sem o CRLV sujeita o motorista às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)’, explica o superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF, Leônidas Marques.

Como quitar o IPVA MG 2024 atrasado?

O valor do imposto pode ser consultado por meio do número do Renavam do veículo, no site da Secretaria de Fazenda ou no LigMinas pelo telefone 155, válido para todo o estado de Minas Gerais. Já o pagamento deve ser efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizadores, sendo eles:

  • Bradesco;
  • Sicoob;
  • Mercantil do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Casas Lotéricas;
  • Mais BB;
  • Santander.

Nesse caso, basta informar o número de Renavam para quitação da taxa. É possível também realizar o pagamento via PIX. Basta acessar o site da Secretaria de Fazenda de Minas e, na área do IPVA, escolher pela emissão da guia, gerando o QR Code.

Leia também

Quais os juros cobrados por atraso do IPVA 2024 MG?

Apesar do documento 2024 ainda não estar sendo exigido no estado, os contribuintes que não pagaram o imposto até a data do vencimento podem pagar juros de até 20% do valor do IPVA. Como você pode ver, a multa cobrada por atraso no pagamento do boleto é salgada. O valor varia de acordo com o tempo em que o boleto está vencido. Confira:

  • Nos 30 primeiros dias, a multa é de 0,3% do valor do IPVA ao dia;
  • Depois do 30º dia, a multa passa a ser de 20% do valor do IPVA;
  • Além disso, são cobrados juros calculados a partir da taxa básica de juros, a Selic.

Não paguei o IPVA, posso ser multado?

Quem não paga o IPVA ainda está sujeito à infração de trânsito pelo não pagamento do imposto. O contribuinte que não quitar o IPVA nem licenciar o carro pode ser multado em R$ 293,47 e receber uma infração gravíssima, que vale 7 pontos na carteira. Essa multa, porém, ainda não está sendo aplicada, já que o IPVA 2024 ainda não está sendo exigido. Essa informação ainda será anunciada pela Coordenadoria Estadual de Gestão do Trânsito (CET). Até lá, o documento 2023 segue valendo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Leia mais