Ouvindo...

Dinheiro de mentira: Polícia realiza operação e investiga grupo que vendia cédulas falsas em MG

Criminosos vendiam as cédulas pela internet e atuavam em várias cidades de Minas Gerais

Operação Lamaçal: Polícia investiga grupo que vendia dinheiro falso

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (16) a Operação Lamaçal, com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão nos municípios de Contagem, Ibirité e Rio Pomba, em Minas Gerais. O objetivo da Operação é combater a introdução de moeda falsa no comércio das cidades.

A investigação teve início com a prisão, em flagrante, de dois indivíduos residentes em Juiz de Fora. A dupla repassava cédulas falsas em estabelecimentos comerciais do município de Tabuleiro (MG), localizado na Zona da Mata Mineira.

Os criminosos apresentavam aos comerciantes cédulas falsas de valor elevado para aquisição de itens de baixo valor.

Leia também

Durante a apuração, foi possível identificar que os presos se associaram a investigados residentes na cidade de Rio Pomba e na região metropolitana de Belo Horizonte. Eles comercializavam cédulas falsas pela internet, utilizando principalmente grupos fechados de aplicativos de mensagens, onde combinavam a aquisição e revenda das moedas falsas.

As cédulas falsas comercializadas pelo grupo tinham valor nominal de vinte, cinquenta e cem reais e eram entregues pessoalmente ou via postal.

Os investigados foram indiciados pelos crimes de associação criminosa e moeda falsa, podendo ser condenados a penas de até 15 anos de reclusão.


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia