Bar e restaurante mais antigo de Belo Horizonte, o Tip Top completa 95 anos celebrando os bons resultados após a mudança recente de endereço.
Depois de 51 anos na rua Rio de Janeiro, no Lourdes, lado Centro-Sul da capital,
Proprietária do Tip Top, a empresária Ludmila Carneiro conta que a mudança de endereço foi desafiadora, mas rapidamente assimilada e aprovada pelos clientes. O espaço foi totalmente reformado e tem decoração com traços modernos e rústicos, preservando a memória do bar fundado em 1929, quando Belo Horizonte tinha apenas 34 anos. Nesses quase 100 anos de história, o Tip Top sempre foi administrado por mulheres, sendo fundado pela tcheca Paula Huven.
“Foram seis meses de muita dúvida. Mas, desde o primeiro minuto que abriu, graças a Deus, a casa tem ficado lotada e o público tem prestigiado. Foi quando a gente viu o poder da marca Tip Top”, disse Ludmila.
“A gente veio trazendo a nossa cara mesmo, com pouca novidade em termos de pratos. A gente queria mostrar mesmo a nossa cara, quem a gente é, o que estamos fazendo há quase 95 anos”, explica a empresária, que cita a reação dos clientes que conhecem o novo endereço.
“É até engraçado. No primeiro dia estávamos com aquela apreensão e, logicamente, algumas coisas atrasadas. Abrimos as portas às 11 horas, mas às 10h30 já tinha cliente ajudando a arrumar a casa, para poder entrar”, conta. “É muito surpreendente, porque a nossa realidade lá era outra. Um ponto um pouco mais escondido e tal e realmente vir para cá nos deu uma visibilidade até assustadora. Levamos uns dias para entender o que estava acontecendo. Entendo que isso é a força de uma marca”, completou a empresária, que administra o Tip Top desde 2013.
Culinária mineira e alemã
Comida alemã do Tip Top caiu no gosto dos mineiros
Joelho de porco, salada de batata, salsichão e outras iguarias da cozinha alemã estão garantidas de nova casa, além pratos tradicionais da culinária mineira, como feijão tropeiro e a feijoada. Claro, tudo acompanhado daquela cerveja gelada e de variados drinks. Atualmente, a casa vende meia tonelada de joelho de porco e uma tonelada de batata por mês. Ludmila diz que administra o Tip Top com um ‘olho no presente e o outro no futuro’ e avalia que a culinária alemã tem semelhanças com a mineira.
“Ao longo desses 11 anos, percebi que a culinária alemã e a mineira são muito parecidas. É uma gastronomia que tem muito porco, o chucrute, que é repolho. Tem muita relação com a nossa comida e, quando a gente começou a misturar, deu muito certo. O joelho de porco com tropeiro, por exemplo, casa perfeitamente. E outros pratos também. A gente faz um pouco essa fusão. Não é a nossa ideia, mas a gente entendeu que combina demais. Mas o nosso forte é comida alemã”, reforça.
Aprovado
O casal Paulo Marques, 67 anos, e Maria Victória Marques, 68, são clientes desde o antigo endereço e curtem a nova fase do Tip Top. “É a segunda vez que a gente está vindo aqui na nova casa. Estou gostando muito”, disse o aposentado. “Tá bem moderno, atendimento muito bom e bem localizado”, elogiou Maria.
História
Para se ter uma ideia da história, quando o estádio Mineirão foi inaugurado, o Tip Top já tinha 36 anos. Dois funcionários que fazem parte dessa trajetória continuam trabalhando no novo endereço: a cozinheira Maria do Carmo Angelina Conceição, 62 anos, sendo 38 de Tip Top, e o maître Wagner Luiz Teodoro, que tem 46 anos e 28 de casa.
“O segredo é o amor, o carinho e a dedicação para fazer os alimentos. O joelho de porco é muito prático fazer. É usar os temperos tradicionais da casa e deixar aquela Pururuca, na hora de fritar”, disse Maria, chamada carinhosamente de Lia.
Dona Lia tem quase 40 anos de trabalho no Tip Top
Já Wagner comemora o sucesso do novo endereço. “Estou no Tik Top desde 1996. Lá se vão 28 anos, quase um terço da história do Tip Top. E essa mudança foi muito importante, porque deu uma rejuvenescida na casa. O ambiente ficou mais agradável. Os clientes estão vindo e estão gostando da casa. Aquele cliente que tinha muito tempo que não tinha vinha, bateu aquele desejo de voltar”, disse.
Serviço:
Bar e restaurante Tip Top
Endereço: rua Paraíba, 811, na Savassi
Telefone: (31) 3275-1880
Funcionamento: terça a sábado: 11h às 23h/ Domingo: 11h às 18h