Ouvindo...

Papai Noel muda de vida depois de arritmia, perde 12 kg e inspira idosos em BH

Núcleo do Projeto Vida Ativa no clube Oásis, em Santa Tereza, tem 100 alunos

Papai Noel vira exemplo em projeto de BH

Papai Noel viveu momentos difíceis em 2023. O bom velhinho passou dez dias internado em razão de uma arritmia cardíaca e a pressão arterial dele chegou a 20 por 12. Mas ele não se entregou, incorporou atividade física na rotina, mudou os hábitos alimentares, perdeu 12 quilos, controlou a pressão e virou inspiração para 100 alunos que participam do Projeto Vida Ativa, no Oásis, tradicional clube do bairro Santa Tereza, na região Leste de BH.

O Papai Noel fitness é Marco Antônio de Assis, de 69 anos, e tem uma história de mudança de vida que vai muito além do simbolismo da figura natalina. “Foi muito grave minha situação. Os primeiros dias foram difíceis. Depois de 10 dias, fui liberado e voltei para casa”, lembra Marco. “Perdi 12 quilos de março até agora, por meio dos exercícios. Fiz reeducação alimentar, parei praticamente com bebida alcóolica. Gostava muito de bebida, mas não está fazendo falta nenhuma”, disse. “Graças a Deus, minha pressão está controladíssima. Pressão de menino. Chegou a ficar 20 por 12 e hoje está 12 por 8”, comemorou.

Vida Ativa

O projeto Vida Ativa é desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em várias regiões da capital para pessoas a partir de 50 anos. No Oásis, cerca de 100 alunos participam do projeto, comandado pela profissional em educação física Izabella Forcina Mattioli, de 33 anos. Ela ressalta que a iniciativa vai muito além da questão física.

“Trabalhamos a coordenação motora, mobilidade, flexibilidade, fortalecimento, respiração, concentração, força e a interação entre os alunos, que é muito importante por tratar a saúde mental”, explica Izabella, que elogia o aluno ilustre.

“Temos um Papai Noel fitness que faz tudo certinho. Ele nos deu um susto no ano passado, porque teve arritmia cardíaca e ficou internado por um bom tempo. Assim que saiu do hospital, mudou o hábito de vida, desde o alimentar até inclusão de exercícios físicos, e isso tem sido um exemplo para toda nossa turma e outras pessoas”, disse. “A idade não é um problema. A idade é só um número”, destacou a educadora física.

Projeto reúne mais de 100 idosos no bairro Santa Tereza, em BH

Vitalidade

Olga Shieley Carneiro, 85 anos, é a aluna mais experiente do projeto e uma das mais animadas. Ela conta que faz atividades físicas quatro vezes por semana e ainda é dona de um orquidário.

“A pessoa, quando fica mais velha, tem que manter o organismo bem ativo. Caso contrário, ele entende que tem que parar. E aí começam as doenças: artroses, cansaço, diabetes. Então, o exercício hoje para um adulto é questão de saúde. Sou uma pessoa de 85 anos que não sinto dores. Tenho a saúde boa, tenho disposição para trabalhar e acho que já é o bastante”, comenta a idosa, que diz ser uma honra ter Papai Noel como colega.

“É uma beleza, porque ele é uma pessoa muito bacana e que sempre distrai a gente. Ele é muito positivista, sempre tem ideias boas. É uma pessoa do bem. A interação que as pessoas têm nesses projetos vale tanto quanto a atividade física”, ressalta Olga, que faz uma reflexão interessante sobre a brevidade da vida:

“A vida da gente é muito curta. E a gente deve viver, desde a infância, da melhor forma possível e aproveitar as coisas na medida do seu tempo: a criança deve ser criança; o jovem deve ser jovem; o adulto deve ser adulto; e o idoso deve ser velho, mesmo com todas limitações e problemas, mas também com todas as certezas, conhecimento e tranquilidade”.

Coluna e Insônia

O aposentado Aluízio Ângelo da Silva, 73 anos, aponta o impacto positivo do projeto em sua vida. “São 60 minutos de alongamento com uma turma muito boa e uma professora excelente. É sensacional. Tem o convívio e a amizade. Tivemos amigo oculto, viagens e fomos assistir shows. De 1 a 10, a nota é 10. Para mim, é importante porque tenho problema de coluna e insônia. A atividade acabou com minha insônia, melhorei muito a coluna e a minha disposição”, relacionou.

Serviço

Quem tiver mais de 50 anos pode participar do projeto no Oásis. Basta procurar a administrativo do clube. É preciso preencher uma ficha de cadastro, apresentar atestado médico para realização de atividade física e assinar um termo de responsabilidade.

O Oásis fica na rua Salinas, nº 1993, bairro Santa Tereza, região Leste de BH. Telefone: (31) 3461-7175

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.