Uma falha em um equipamento de oxigênio pode ter sido a causa do
Segundo o tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros, a preocupação inicial foi em “compartimentar o fogo”, para que ele não se alastrasse para o restante do andar. Todo o prédio foi evacuado com o apoio dos militares e, segundo Aihara, mais de 200 pessoas foram retiradas apenas no nono e no décimo andares.
“No momento, o sistema de oxigênio do 10º andar está isolado, não há dano estrutural aparente. Foram feitas vistorias, não existe risco em nenhum dos outros andares”, explicou o porta-voz da corporação. João Costa, diretor-jurídico e de Governança da Santa Casa, afirmou ainda que “não há posição técnica oficial sobre o incêndio”, mas a equipe está acompanhando os trabalhos, assim como a empresa terceirizada responsável pelo oxigênio.
A avenida Francisco Sales, onde fica a entrada da Santa Casa, foi
Pouco tempo depois da chegada dos bombeiros, o
Em nota na noite de segunda-feira (27), a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) confirmou que o Hospital João XXIII recebeu treze pacientes da Santa Casa de Misericórdia. Três pacientes da UTI neonatal foram levados à Maternidade Odete Valadares e cinco gestantes deram entrada na unidade. Ainda segundo a Fundação, que administra essas unidades de saúde, o João XXIII chegou a acionar um plano de contingência “para receber os pacientes que necessitavam de transferência em função da interdição de parte do hospital (Santa Casa)”, declarou.
Mais de 950 pessoas foram evacuadas, segundo Aihara. Ele afirmou que militares vão permanecer no local durante a madrugada para auxílio aos pacientes. O trabalho dos bombeiros foi encerrado pouco depois das 23h.