Ouça a rádio

Compartilhe

'Ninguém queria descer', explica enfermeiro sobre mobilização de médicos para evacuar pacientes da Santa Casa de BH

Médicos se deslocaram por vários andares do prédio para retirar pacientes do CTI e da maternidade

Profissionais se uniram para acompanhar todos os pacientes para fora da Santa Casa

Médicos e enfermeiros se mobilizaram para a retirada de todos os pacientes da Santa Casa de Belo Horizonte, atingida por um incêndio no 10º andar na noite desta segunda-feira (27). Em meio à correria e pânico, a atuação dos profissionais foi decisiva para que nenhuma pessoa ficasse ferida na ocorrência.

Segundo um dos enfermeiros da unidade, houve também uma mobilização focada no setor de maternidade, ocupado tanto por mães como bebês no momento em que o fogo começou.

"Tiramos todas as pacientes, todos os bebês, e ficaram apenas seis bebês na UTI, que não conseguimos descer com eles por conta das condições clínicas deles", explicou o profissional.

Segundo ele, os médicos se recusavam a deixar o prédio enquanto houvesse pacientes na parte interna. Ele acredita que a união da equipe foi determinante para ajudar a todos em meio à grande confusão que se formou.

"Falei com as minhas funcionárias para descer, mas enquanto tivesse um paciente, ficaria todo mundo. Só depois eu consegui tirar elas de lá, porque todos queriam ficar até o último minuto", relembrou. Ele acredita que, se o fogo chegasse até o ponto em que estavam, "todos iriam morrer, mas elas não iam sair de perto dos pacientes".

Incêndio na Santa Casa

Um incêndio atingiu o 10º andar da Santa Casa de Belo Horizonte, na região hospitalar, na noite desta segunda-feira (27). Dez viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local e as chamas foram controladas. Não houve feridos.

De acordo com o tenente dos Bombeiros, Pedro Aihara, o incêndio começou após o colapso de um equipamento, que provocou vazamento de oxigênio. O fogo ficou confinado ao quarto, mas praticamente todo o hospital foi evacuado.

Preventivamente, todo o hospital foi evacuado, exceto alguns setores que, devido a questões médicas não poderiam sair naquele momento

Os pacientes de andares inferiores onde o incêndio ocorreu começaram a ser levados de volta aos quartos.

Bombeiros conseguiram debelar as chamas em um quarto da Santa Casa

Pacientes viveram momentos de pânico

Familiares de pacientes da Santa Casa de Belo Horizonte, na região Centro-Sul da capital, relataram momentos de desespero.

Praticamente todo o hospital foi evacuado às pressas do prédio, incluindo muitas pessoas com dificuldade de locomoção. Por volta das 21h, o Corpo de Bombeiros informou que conseguiu controlar o incêndio.

O barbeiro Júnior Porto, de 37 anos, foi uma das pessoas que receberam a notícia com preocupação. O padrasto dele foi internado na unidade nesta segunda para tratamento de um câncer, e precisou ser evacuado rapidamente. Aos prantos, a mãe dele ligou explicando a situação.

"Eles estavam no 9º andar, e foram evacuados para o 6º andar. A notícia é que todo o hospital foi evacuado, eles saíram e estão na rua. Meu padrasto estava deitado no chão, porque ele está sentindo muita dor e está com pouca mobilidade, não consegue se locomover muito bem. Agora estão todos na rua", afirmou.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store