Os casos de injúria racial registrados em Minas Gerais tiveram aumento de 8,2% na comparação entre 2020 e 2021. Segundo dados do
Por outro lado, o levantamento aponta para queda nos casos de racismo. Em 2020, foram 156 registros, mas em 2021, o número caiu para 136 - recuo de 13,3% na estatística. Importante ressaltar que os crimes se diferenciam pelo direcionamento da conduta: a injúria racial é a ofensa a um indivíduo específico, enquanto o racismo é praticado contra uma coletividade.
Para casos de injúria, a pena é de 1 a 3 anos de prisão, além de multa. Nos casos de racismo, a multa também se aplica, mas a prisão pode chegar a 5 anos.
Violência contra a mulher e ação policial
Ainda de acordo com o balanço, o número de feminicídios superou um terço de todas as mortes de mulheres em Minas no período. Em 2021, 36,8% das mulheres mortas no Estado foram vítimas exclusivamente pelo fato de serem do sexo feminino.
Quando se trata apenas de homicídios contra mulheres, o Anuário indica queda de 4,7% - 437 casos em 2020 contra 419 em 2021.
Outro indicador que recuou na última atualização dos dados foi o de mortes decorridas de ação policial, estejam eles em serviço ou não. Incluindo as polícias Militar e Civil, foram 122 mortes em 2020, contra 114 no ano passado, o que indica redução de 7,1% no quesito.
O crime de abandono de incapaz, por sua vez, recebe destaque pela queda de 1,7% no período. Incluindo crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, os casos caíram de 1.322 para 1.291 entre 2020 e 2021.