Neste sábado (16), a cidade do Rio de Janeiro registrou a maior sensação térmica desde 2009. De acordo com o Sistema Alerta Rio, a temperatura chegou a 60,1°C na estação Guaratiba, na Zona Oeste da capital, às 10h20. Este é o maior valor desde o início dos registros do órgão.
O recorde anterior havia sido registrado também na estação Guaratiba, em 18 de novembro do ano passado. Na ocasião, os termômetros alcançaram 59,7°C.
Ainda segundo o Sistema Alerta Rio, o calor deste sábado é causado por uma zona de alta pressão na capital fluminense. O céu varia entre claro e parcialmente nublado, e não há previsão de chuva.
“As temperaturas estarão elevadas, com mínima prevista de 22°C e máxima de 40°C. Os ventos estarão fracos a moderados”, informou o órgão.
Onda de calor
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor para nove estados brasileiros. São eles: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O Rio de Janeiro está sob alerta amarelo do Inmet, de perigo potencial. Segundo o órgão, a previsão é que as temperaturas se mantenham 5°C acima da média por um período de dois a três dias. Há risco leve para a saúde. O alerta é válido até às 18h, deste domingo (17).
Os estados mais impactados pela Onda de Calor são os da região Sul do país. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão sob alerta vermelho do Inmet (grande perigo)- com temperaturas 5°C acima da média por um período maior que cinco dias. O alerta é válido até às 18h, deste sábado (16).
Veja como se proteger da onda de calor:
- Hidrate-se;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
- Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
- Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
- Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
- Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.