Chuva extremamente forte: Defesa Civil fecha avenida em BH por risco de transbordamento

Capital mineira está sob alerta de pancadas de chuva até às 8h desta quarta-feira (3)

Avenida Vilarinho, na noite desta terça-feira (2)

A Defesa Civil de Belo Horizonte anunciou, na noite desta terça-feira (2), o fechamento da Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova, pelo risco alto de transbordamento do Córrego Vilarinho, causado pelas chuvas extremamente fortes que caem na capital mineira.

Segundo a Defesa Civil, o fechamento é preventivo.

Até às 21h40, choveu em toda a capital mineira. O temporal mais intenso caiu nas regionais Barreiro, Nordeste, Oeste, Pampulha e Venda Nova. Noroeste, Centro-Sul, Leste, Hipercentro e Norte tiveram precipitações menos intensas.

Mais cedo, a Defesa Civil emitiu um comunicado de indicativo de chuva por conta do tempo instável. A previsão era de que a precipitação seria de intensidade moderada a forte. O órgão pediu atenção aos motoristas e pedestres.

Belo Horizonte está sob alerta de chuva até às 8h desta quarta-feira (3). O aviso descreveu possibilidade de pancadas de 20 a 40 mm com raios e rajados de vento em torno de 50 km/h.

Leia também

Recomendações durante a chuva

Confira as dicas da Defesa Civil de Belo Horizonte para se proteger durante o temporal.

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;⠀
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.

Ouvindo...