A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) emitiu comunicado a respeito do anúncio da
No comunicado divulgado pelas facções,
Em contato com a Itatiaia, o Governo de Minas informou que reforçou as operações de combate ao crime organizado e às facções criminosas em todo o estado, com atuação conjunta das forças de segurança.
“Nesse sentido, possíveis conexões entre facções criminosas também estão sob o monitoramento de Inteligência por parte da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG)”, pontou pasta.
Além disso, a Sejusp ressaltou que as forças de segurança mineiras recapturaram 360 criminosos foragidos da Justiça apenas em 2024 e que a atuação estratégica com o uso de tecnologias modernas e inteligência integrada também estão resultando em prisões de outros foragidos da justiça, e de lideranças criminosas, em todo o Estado de Minas Gerais, neste ano.
Isolamento de integrantes do crime organizado
A Sejusp-MG também apontou que adotou como medida uma rígida política de isolamento de integrantes do crime organizado em unidades prisionais especiais, onde são monitorados e acompanhados com rigor, impedindo novos rituais de associação e enfraquecendo o crescimento de tais grupos no estado.
“Essas unidades passam por acompanhamento integral do serviço de Inteligência e operações frequentes de buscas e revistas, neutralizando as comunicações entre os diferentes membros”, explicou.
O órgão destacou, ainda, a parceria entre a Sejusp-MG e a Polícia Civil de Minas Gerais para criação, em 2024, do Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado (GERCO).
“A unidade é responsável por ações significativas em Minas, como a prisão de integrantes do Comando Vermelho que tinham fugido de unidades prisionais e a desarticulação de lideranças criminosas no estado. Ressaltamos também o Centro Integrado de Inteligência Cibernética (CIBERINT), que atua com o monitoramento de membros de organizações criminosas no ambiente web”, informou a Sejusp-MG.
A pasta também exaltou a Metodologia da Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp), desenvolvida pela Sejusp, que garante a troca contínua de informações e o fortalecimento do trabalho em equipe, reforçando as ações em áreas classificadas como Zonas Quentes de Criminalidade (ZQC), em diferentes regiões do estado, para o enfrentamento da criminalidade.
Operações estratégicas
Por fim, a Sejusp ressaltou as operações estratégicas, promovidas pela PMMG, que, segundo o órgão, combinam presença ostensiva em áreas críticas e pontos específicos para restabelecer a ordem.
“Além de ações conjuntas que combinam as expertises das forças de segurança estaduais e intercâmbios de informações e operações com outros estados, monitoramento pelo serviço de inteligência de alvos envolvidos em organizações criminosas, além de utilização de tecnologias como reconhecimento facial, voltado para localização de foragidos da justiça, e o sistema Hélios, ferramenta de leitura inteligente de placas de veículos que favorece a estratégia de cercamento digital das cidades”, finalizou.
PCC absorve facção mineira
A facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) anunciou a absorção da facção mineira Tropa da Doideira ou Tropa do Douglas (TDD). A Itatiaia teve acesso aos vídeos que circulam desde o sábado (29), onde a fusão é anunciada. Leia o comunicado na íntegra:
“É com enorme satisfação que informamos a todos irmãos e companheiros que, após diálogos aprofundados e alinhados com as lideranças do PCC e TDD com propósito de expansão, afirmados que as duas organizações, PCC e TDD, que já haviam unido forças, deram mais um passo rumo ao progresso. Na data de 27/11/2025 consolidaram uma fusão.
A sigla TDD deixa de existir, passando a integrar todos os seus membros com honra ao PCC. A partir dessa data, a facção TDD se tornou oficialmente PCC.
Reforçamos que nossa atuação agora é integrada. Agradecemos a confiança de todos e seguimos firmes nessa nova etapa”.
Comunicado de absorção da TDD pelo PCC
Nos vídeos divulgados, diversos criminosos aparecem portando armamentos pesados e atirando para o alto, além de soltar foguetes, em comemoração a fusão. Palavras de ordem também são ditas pelos bandidos, que fazem sinais e exaltam simbologias relacionadas ao PCC.
União de facções em Minas Gerais
Em outubro,
Na última semana,