Ouvindo...

Dengue em BH: hospital de campanha já tem profissionais e começa atender às 19h desta sexta

Hospital terá 40 leitos de baixa complexidade para atender o paciente com dengue que precisa de hidratação

O hospital de campanha para pacientes com suspeita de dengue, chikungunya ou zica começa a funcionar às 19h desta sexta-feira (1º) em Belo Horizonte. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de saúde, Danilo Borges Matias, em coletiva de imprensa no fim da manhã desta sexta-feira (1).

A unidade, instalada ao lado da UPA Norte, contará com 170 profissionais trabalhando por 24 horas por dia. Segundo o secretário, o número de atendimentos subiu de 1.400 para 4.500 em um mês, justificando a implantação do hospital nesse endereço. “Vamos desafogar o atendimento na UPA. A unidade servirá de internação para aqueles pacientes da nossa rede e permitirá que a gente amplie o acesso à população”, acrescentou.

O avanço da dengue na cidade continua a preocupar as autoridades. “É importante mencionar que o número de atendimentos tem crescido muito, aumentando a demanda nas nossas portas. Em janeiro, atendemos 25 mil pacientes. Em fevereiro, mais de 100 mil — isso representa um aumento de mais de três vezes no número de casos”, disse o secretário.

O hospital terá 40 leitos de baixa complexidade para atender pacientes com dengue que precisam de reidratação.

Quem pode procurar o hospital?

Danilo Borges ressalta que qualquer pessoa pode procurar o hospital. “A gente não vai restringir acesso a ninguém. É claro que queremos priorizar os munícipes, mas sabemos que um grande percentual de não munícipes é atendido em nossas UPAS”, acrescentou.

A expectativa é de que a unidade de saúde funcione até maio. Ao ser questionado sobre a possibilidade da abertura de outro hospital de campanha, o secretário informou disse: “estamos trabalhando com a urgência que o momento pede. A gente sabe que essas duas semanas são as de maior pressão assistencial”.

Centro de saúde abertos

Além do hospital, BH abrirá 16 centros de saúde para atender pessoas com sintomas de dengue. As unidades estarão distribuídas nas nove regionais da cidade e funcionarão das 7h às 19h durante todo o fim de semana. “A gente está ampliando o número de centros de saúde de 13 para 16 no final de semana”, acrescentou.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.