O Carnaval de Belo Horizonte recebeu 5,5 milhões de pessoas, sendo 30% pela primeira vez e que apresentou intenção de voltar. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15), em coletiva feita pelo Governo de Minas Gerais. O Carnaval de BH 2024, trouxe ainda, 312 mil turistas, gerando 50 mil novos empregos. O ticket médio de gasto do turista foi de cerca de R$ 650, e do folião de aproximadamente R$ 250.
Com milhões de pessoas chegando na capital, houve aumento na ocupação hoteleira. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MG), os hotéis da região Centro-Sul tiveram média de 82% de ocupação, de sábado (10) a terça-feira (13). Em todas as regionais da cidade, a diária-média cresceu 17% na comparação com 2023.
Segundo pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais, 19% dos turistas que vieram para Belo Horizonte no Carnaval se hospedaram em hotéis. A grande maioria, 67% ficou na casa de parentes ou amigos, enquanto 14% optou por aluguéis de temporada.
O levantamento apontou ainda a oportunidade do feriado para o turismo nas cidades vizinhas, interesse revelado por 30% dos entrevistados. O fluxo de pessoas também tende a ser intenso, já que 76% dos turistas vieram para Belo Horizonte em grupo, sendo 32% em companhia de quatro pessoas ou mais. Segundo a pesquisa, 30% dos entrevistados se identificaram como LGBTQI+.
Furtos e roubos
De acordo com Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, a Sejusp, todos os crimes monitorados pelas Forças de Segurança durante os dias de folia tiveram representativa queda, tanto na capital quanto no interior. No caso de furtos de celulares, a redução foi de 47,8%, em Belo Horizonte, que foram de 94 para 49 na comparação do Carnaval 2023 com o de 2024.
Carnaval nota 10
Os dados divulgados apresentaram também qual nota os foliões deram para o Carnaval de BH. De acordo com o estudo, 88% dos foliões consideraram o festejo “ótimo”, atribuindo nota entre oito a dez em uma escala de zero a dez, sendo que mais da metade (52,4%) deu nota dez. A maioria absoluta (90%) pretende passar novamente o Carnaval em Belo Horizonte em 2025.
Sonorização
A montagem das vias sonorizadas para o Carnaval de BH também foi elogiada, tanto por músicos, como pelo público. De acordo com os dados, 1,5 milhão de foliões foram conferir os desfiles de 14 blocos entre os dias 10 e 13/2.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.