Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Católicos em retiro espiritual buscam alegria que não acaba na quarta-feira de cinzas; entenda

Grupo de 450 pessoas, comandado pela comunidade católica Shalom, propõe aprofundamento e reflexão na proposta de amor difundida por Cristo

WhatsApp Image 2024-02-12 at 10.28.43 (1).jpeg

Jovens que participam do Retiro Espiritual Renascer no Colégio Santo Agostinho

Comunidade Católica Shalom BH

Cerca de 450 pessoas, de todas as faixas etárias, escolheram passar o carnaval de um jeito diferente: em oração e adoração a Jesus Cristo. Trata-se de um retiro espiritual intitulado ‘Renascer’, organizado pela comunidade católica Shalom. O encontro começou no último domingo e vai até terça (13) no Colégio Santo Agostinho, no Barro Preto, e inclui palestras, adoração ao Santíssimo, missas, confissões, cursos e até atendimentos de oração, escuta e aconselhamento com missionários.

A jornalista e missionária Monizy Amorim explica que o evento acontece em Belo Horizonte há 20 anos e não significa que os participantes sejam necessariamente contrários à maior festa popular do país. Segundo ela, são pessoas que escolheram ter uma experiência diferente, uma oportunidade de fazer um aprofundamento religioso e de, por meio da introspecção, revisar os próprios valores que regem suas existências. “Será que estamos sendo suficientemente generosos, solidários e exercendo toda a nossa humanidade, amor, empatia e respeito ao próximo? Será que estamos vivendo como alguém que se reconhece amado por Deus? Muitas vezes seguimos caminhos que fazem mal para o nosso corpo e a nossa alma por acharmos que ninguém se importa conosco. Mas todos somos importantes para Deus e não importa o que tenhamos feito, Deus me ama e está sempre disposto a nos perdoar”, defende Monizy. “É sobre buscarmos uma alegria que não vai acabar na quarta-feira de cinzas”, acrescentou.

WhatsApp Image 2024-02-12 at 10.28.43.jpeg

Programação inclui cursos e estudo de passagens bíblicas

Comunidade Católica Shalom BH

Logo no início do Retiro, os participantes recebem uma programação e podem escolher de quais atividades vão participar. A palestra principal é ministrada pela missionária Vânia Nunes. O tema do encontro desse ano é: “Coragem, o Senhor te chama” e inclui cursos de introdução ao catolicismo/Cristianismo como um seminário sobre o Espírito Santo e o Renascer Kids, voltado para o público infantil que fala sobre: “o amor de Deus”; “Pecado e Salvação” e o “Espírito Santo”. Tudo regado a muita música, algumas dancinhas e alto astral.

WhatsApp Image 2024-02-12 at 10.28.44.jpeg

Evento tem atraído pessoas de todas as faixas etárias

Comunidade Católica Shalom BH

Missionária desde 2018, Monizy disse que passar a pensar mais nos outros do que nela mesma, tirando o foco de problemas que, muitas vezes, não eram tão importantes. “Minha vida ficou mais leve e adquiri uma paz interior que eu não tinha. Ter uma vida cristã não significa ter uma existência sem dificuldades. Mas a certeza do amor de Deus nos ajuda a enfrentar melhor os desafios e as adversidades que surgem”, explica.

O Renascer é gratuito e aberto a todos os que queiram participar. Até terça-feira, das 08h30 às 17hs. O endereço é Rua Aimorés, 2735, Barro Preto.

Para mais informações sobre a comunidade Shalom, siga @shalombh ou acesse comshalom.org

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais