A “Festa Migrante 2023" acontece neste sábado (16), a partir das 10h, na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no Bairro Colégio Batista. A celebração acontece em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Migrante, celebrado na próxima segunda-feira (18).
O evento é organizado pelo Cio da Terra - Coletivo de Mulheres Migrantes, com apoio do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR).
Mulheres imigrantes em BH
Criado há oito anos, o grupo acolhe e auxilia as mulheres imigrantes que vivem em Belo Horizonte.
“A importância do coletivo é ser um espaço de acolhimento para essas mulheres. Mesmo não sendo da mesma nacionalidade que a outra companheira, a gente sente cumplicidade porque, em algum momento, uma sentiu a dor da outra. Então, a gente abraça, entende e fortalece umas às outras”, disse a coordenadora do projeto e imigrante peruana Laura Queslloya.
Além de criar uma rede de apoio para as imigrantes na capital mineira, o coletivo auxilia a desenvolver a autonomia das mulheres. De acordo com Queslloya, o Cio da Terra ajuda as imigrantes a procurarem um lugar para morar quando chegam no Brasil, a montar a casa, dão cestas básicas e cursos de português.
Festa Migrante 2023
Uma das maneiras de incentivar o trabalho das migrantes são os eventos promovidos pelo coletivo. Lá, as mulheres podem vender comidas típicas de seus países, além de artesanatos. Uma das participantes da Festa Migrante 2023 é a haitiana Dina Therrier, de 33 anos.
“No sábado eu vou participar com a gastronomia do Haiti, com um prato chamado ‘riz collé aux champignons’ (um arroz feito com cogumelo típico, acompanhado por salada russa, banana da terra frita e frango empanado frito). Esse é um prato muito comum e valioso para a gente, típico de festas de final de ano, casamento ou comunhão”, conta.
Dina conta que a ideia da festa é trazer um pouquinho da cultura de cada uma das participantes para o Brasil. “Quando o coletivo organiza um evento desses, além de ser uma oportunidade para a gente de se reunir e apresentar nossas tradições, é também para que o público belo-horizontino possa desembarcar em cada país presente e vivenciar a cultura”, afirma.
Além da comida haitiana, os participantes vão poder experimentar a culinária do Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e República Democrática de Congo. O evento também terá uma feira de artesanato, música, dança e oficinas para crianças e adultos.
Informações:
Data: 16/12/2023 (sábado)
Horário: a partir das 10h
Local: Sede da CUT (Central Única dos Trabalhadores)
Endereço: Rua Pedro de Carvalho Mendes, 70 - Colégio Batista
Ingresso: gratuito, mediante retirada no