Ouvindo...

Homens são presos suspeitos de integrarem esquema milionário de furto de minério em Minas

Quadrilha efetua invasões em áreas de propriedade particular de uma empresa de mineração, para cometer furtos

Coletiva ocorreu nesa sexta-feira

Dois homens, de 32 e 36 anos, foram presos suspeitos de integrarem um esquema milionário de furto de minério na região Central de Minas. A Policia Civil apresentou nessa sexta-feira (1º) detalhes da segunda etapa da operação Rio de Metal.

A ação ocorreu nas cidades mineiras de Barão de Cocais, Mariana, Alvinópolis, Santa Bárbara e Sete Lagoas, e teve como objetivo o combate a ações ilegais de indivíduos envolvidos com o furto, roubo, receptação qualificada e sonegação de impostos referentes à subtração de minério de ferro.

Leia também: Operação em BH e Coronel Murta cumpre mandados em empresas de mineração de feldspato
Trio é preso suspeito de praticar mineração ilegal na Serra da Moeda, na Grande BH
Municípios investem na diversificação econômica e se preparam para o fim da mineração
Cidades mineiras se antecipam ao fim da mineração e investem na diversificação econômica

Após meses de monitoramento, policiais apuraram que a quadrilha efetua invasões em áreas de propriedade particular de uma empresa de mineração, para cometer furtos e, em algumas situações, roubo com uso de arma de fogo.

Grupo atuava na madrugada

Em levantamentos, foi apurado que os indivíduos, organizados em células criminosas, agiam durante a madrugada em áreas de matas como proteção natural, com presença de “olheiros”, que utilizavam rádios de comunicação e armas de fogo para contenção.

As investigações ainda apontaram para empresas “fantasmas” para locação de máquinas pesadas (tratores), caminhões, implementos minerários, como plantas de beneficiamento, britadores, geradores de alta potência, entre outros.

Revenda de minério

O alvo do grupo criminoso seria o minério de ferro que, após roubado, era repassado a receptadores para beneficiamento e revenda a terceiras empresas — com emissão de notas fiscais fraudulentas.

“As investigações também apontaram que, além dos municípios mineiros, outras vítimas no estado de São Paulo tiveram prejuízos. Uma das empresas vítimas de furto mediante fraude teve mais de 15 veículos de grande porte subtraídos”, disse a corporação.

Foram apreendidos: três tratores, dois caminhões, duas carretas bi-trem, além de aparelhos celulares, documentos e rádios para comunicação.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.