A Justiça de Minas Gerais aceitou a denúncia contra Tiago Carmo de Oliveira, assessor do juiz Ather Aguiar, afastado do Fórum de Divinópolis (MG) após ser acusado de
A Itatiaia obteve um documento assinado pelo juiz Mauro Ryuji Yamane, da 2ª Vara Criminal de Divinópolis, em que ele confirma o recebimento da denúncia contra o casal pelos seguintes crimes cometidos contra servidoras e estagiárias:
Tiago (assessor de Ather Aguiar): praticar vias de fato contra alguém; injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, com emprego de violência ou vias de fato; e perseguir alguém reiteradamente ou por qualquer meio com qualificação de ser contra mulher;
Aline (servidora da Comarca e namorada de Tiago): Perseguir alguém reiteradamente ou por qualquer meio com qualificação de ser contra mulher.
O juiz Mauro Ryuji detalha algumas das denúncias contra o casal, que foram
Já segundo a denúncia feita em junho ao Órgão Especial do TJMG, Aline teria o costume de ir no banheiro e outros locais para acompanhar as estagiárias, que afirmavam ser vítimas de “uma perseguição dentro do fórum”. A denúncia cita, pelo menos, cinco vítimas do casal.
Na mesma decisão, o magistrado recusou o pedido de absolvição primária feito pela defesa do casal. Segundo o Código de Processo Penal, a absolvição sumária só é possível caso haja excludente da ilicitude (legítima defesa), excludente da culpabilidade, além dos casos em que a punibilidade do agente é extinta ou o fato narrado não é considerado crime.
Por fim, o juiz Mauro Ryuji negou um pedido para que as acusações fossem julgadas pelo Órgão Especial do TJMG, assim como acontece com as denúncias feitas contra Ather Aguiar.
A Itatiaia entrou em contato com o advogado do casal Tiago Carmo de Oliveira e Aline Trindade Rocha para pedir um posicionamento e aguarda retorno. O espaço segue aberto.
Puxões, tapas e xingamentos: estagiárias relatam assédio de juiz afastado em Divinópolis (MG) ‘Eu sou o teu Deus’: juiz afastado ‘batizava’ funcionárias de fórum em Divinópolis (MG)
Relembre o caso
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)
No dia 9 de outubro, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)