Ouvindo...

El Niño deve provocar ondas de calor no Sudeste até abril

Belo Horizonte completou uma semana com temperaturas acima de 37ºC pela primeira vez na história

Moradores de BH enfrentaram termômetros nos 37ºC nesta semana

Ondas de calor como a que atinge Minas Gerais nos últimos sete dias devem ser comuns no verão. Por conta do El Niño, áreas do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste devem ter mais episódios de calor excessivo nos próximos meses. O alerta é do meteorologista da Climatempo Guilherme Borges, em entrevista à CNN.

“Esse calorão que a gente viu foi (por) uma onda de calor que tem por característica deixar as temperaturas 5ºC acima do normal. A gente está caminhando para o verão. A gente tem um dia maior e, consequentemente, isso aquece mais”, diz. “Temos a possibilidade de novas ondas de calor, tanto para o próximo mês, tanto para janeiro, quanto para o próximo verão. A gente tem esse cenário”, explica.

Frente fria na próxima semana em Minas

Em Minas Gerais, chuvas fortes podem reduzir um pouco a temperatura na próxima semana. É o que explica o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo.

“Essa onda de calor, principalmente, na região metropolitana de Belo Horizonte, acaba hoje. Isso porque a frente fria chega no Sul de Minas, na Zona da Mata, e no Triângulo Mineiro. Com isso, estamos sob alerta de um pancadão de chuva entre hoje e amanhã”, explica.

El Niño

Além de um cenário de mudanças climáticas, o meteorologista destacou o impacto do El Niño, que tem intensificado eventos climáticos extremos - como alagamentos no Sul, seca na Amazônia e calor histórico no Sudeste.

Borges reforça que o El Niño também tem impacto na elevação das temperaturas, o que deve ser frequente nos próximos meses.

“O pico deve ser agora em dezembro, e as projeções colocam que ele deve durar pelo menos até abril”, aponta Borges.

* com informações da CNN Brasil

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.