Quem já tem alguma dificuldade para conseguir cair no sono ou dormir por muito tempo arrumou um problema ainda maior nesse período de onda de calor. Em Belo Horizonte, as máximas estão passando dos 37°C. Com o aumento da temperatura, muitas pessoas começam a reclamar que não estão dormindo bem e que não conseguem descansar.
Não tem muito o que fazer sobre o tempo, mas algumas atitudes antes de ir para a cama podem preparar melhor o corpo e a temperatura. Segundo a médica, pneumologista e especialista em sono, Luciana Macedo Guedes, quando a pessoa não dorme bem, a tendência são mais doenças cardiovasculares, além, do envelhecimento precoce.
Na verdade, o sono é a primeira coisa que tem que estar boa para você estar bem durante o dia. A gente sabe que a pessoa que dorme pouco na vida, ela tem a tendência a viver menos, a ter mais doenças cardiovasculares... Tudo fica pior, a pessoa fica mais ansiosa, ela executa as funções de trabalho pior, ela tem menos alerta quando ela dorme menos, se ela vai executar um exercício físico, ela tem menos força muscular.
Ainda segundo a médica especialista, em sono, o organismo humano tem um mecanismo natural para causar a diminuição da própria temperatura, mas caso isso não aconteça, a tendência é você perder o sono.
Uma das coisas mais importantes para um bom sono, é uma temperatura mais amena corporal na madrugada. Se o nosso organismo se esquenta, durante esse período, a tendência é uma fragmentação do sono e ele não permanecer.
As altas temperaturas vão continuar até está sexta-feira (17), isso segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As condições meteorológicas são favoráveis para a ocorrência de onda de calor, com temperaturas de 5 °C acima da média) em todo o estado de Minas Gerais.
Dra. Luciana, deixou algumas dicas do que fazer, nos próximos dias para um sono melhor:
Quando você chega em casa, ainda mais nesse calor, é ideal a partir de uma certa hora, já estabelecer ausência de luz. Isso refresca o ambiente e aumenta a produção de hormônio que chama melatonina.
Alimentar mais cedo. Alimentos mais leves, líquidos mais frescos e evitar a cafeína;
Tomar um banho fresco nessa temperatura alta é ideal, principalmente antes de dormir;
Às vezes, abrir uma fresta na janela para ter uma ventilação;
O que a gente tem que objetivar nesses dias é uma temperatura mais fresca. Alguns vão bem com ar condicionado, não entope o nariz, outros apenas abrindo a janela ligando um umidificador.
Com o clima mais cedo, a dica é colocar um umidificador mais fresquinho, com aquelas gotículas mais geladinhas.