A prefeitura de Santa Cruz de Minas, no Campo das Vertentes, confirmou na manhã desta sexta-feira (27), que uma criança de oito anos com sintomas de febre, tosse, manchas pelo corpo, precisou de transferida para uma unidade de saúde em Belo Horizonte após os sintomas se agravarem.
Conforme a administração municipal, um exame para confirmação ou descarte da bactéria streptococcus já foi realizado. Na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, duas crianças estão seguem internadas. Confira a nota na íntegra
“A Direção da Santa Casa da Misericórdia de São João Del Rei informa que não houve aumento no número de internações pediátricas nesta Entidade ou mesmo mudança do padrão habitual de internações por determinadas patologias.
Nossa equipe médica e assistencial encontra-se treinada e capacitada para o atendimento de crianças com suspeita de quadros bacterianos diversos.
Atualmente temos 18 crianças hospitalizadas e apenas duas em investigação para Streptococcus pyogenes que encontram-se estáveis e em melhora progressiva.
Informamos que estamos atentos e em contato direto com as secretarias de saúde, estadual e municipal, bem com vigilância epidemiológica.”
Morte em investigação
Existia uma suspeita de que a bactéria possa ter sido a causa das mortes de três crianças em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, em menos de um mês. O primeiro óbito ocorreu no dia 24 de setembro; o segundo óbito investigado foi registrado no dia 8 deste mês; o terceiro, na última segunda (23).
Contudo, os resultados preliminares de exames laboratoriais realizados em coletas da última criança que morreu deram negativo para a bactéria Streptococcus pyogenes. A informação foi confirmada à Itatiaia por uma fonte ligada ao caso. A secretaria Estadual de Saúde ainda não confirma.
O resultado oficial das análises deve ser divulgado no início da semana que vem pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), quando os testes para outras possíveis causas forem concluídos.
Governo de Minas tranquiliza população
O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, tranquilizou a população de São João del-Rei e de outras cidades do Campo das Vertentes e garante que não há surto causado pela bactéria Streptococcus na região.
Em entrevista ao vivo ao Jornal da Itatiaia nessa quinta-feira (26), Baccheretti ressaltou que não há correlação entre as mortes de três crianças em São João del-Rei e a Streptococcus.
“Toda bactéria, tratada ou não, geralmente quando tratada a cura é quase 100%, pode evoluir para choque séptico e o choque séptico pode evoluir para óbito. Isso não é algo novo. Isso acontece o tempo todo no mundo inteiro. O grande problema é que associaram casos que não têm associação. Por exemplo, os dois primeiros óbitos não têm isolamento de nenhuma bactéria. A única paciente que teve isolamento por Streptococcus teve alta. Não faleceu. Temos casos que podem ser pneumonia, podem ser meningite. E a gente pode lembrar que há vacinas para boa parte dessas bactérias”, destacou o secretário.
*Com informações de Vanuza Resende- Afiliada da Itatiaia