Ouvindo...

Minas começa a testar vistorias veiculares terceirizadas em cidade do Centro-Oeste

Divinópolis (MG) foi o município escolhido para testar o novo processo, que era feito pela Polícia Civil; governo afirma que custo não vai aumentar

Vistorias começam a ser terceirizadas em Minas

Com a promessa de reduzir a burocracia e melhorar a qualidade do serviço prestado, o Governo de Minas deu início na tarde desta quarta-feira a implantação da terceirização das vistorias veiculares no estado. O funcionamento irá começar de maneira gradual. A primeira cidade a contar com o novo serviço é Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado.

Antes, boa parte desses serviços eram ligados à Polícia Civil. Agora, o serviço passará a ser administrado pela iniciativa privada. Em coletiva na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, o chefe de trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, garantiu uma melhoria na prestação de serviço e ressaltou que o mineiro não pagará mais caro.

“A melhor notícia é que não muda o preço. Tudo foi feito para garantir que o cidadão não tenha que pagar a mais por um serviço que vai ficar melhor, mais ágil, mais disponível. Nós vamos ampliar o alcance dessa prestação, deixar o serviço mais próximo de onde o cidadão está. A população vai ter uma estrutura moderna, mantida por empresas que acreditaram no projeto e estão participando dele.

  • 📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp? Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼

  • ⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️

Segundo o chefe de trânsito, mais de 1,4 mil empresas estão em processo de credenciamento para o serviço. Nesta primeira fase de implantação, a CET-MG vai acompanhar os atendimentos aos cidadãos nas empresas credenciadas com o objetivo de proceder os ajustes finais nos sistemas informatizados.

Caso o serviço se mostre adequado para atender a população, a liberação será feita para que as empresas dos demais municípios comecem a operar. A operação assistida tem duração inicial estimada de duas a três semanas, podendo ser prorrogada caso seja necessário realizar ajustes e correções ao fluxo de atendimento, como o chefe de trânsito.

“A implantação começa com uma operação assistida, em uma localidade de teste, em que o atendimento será monitorado por uma equipe do governo para garantir que todos os requisitos de qualidade de segurança estão sendo cumpridos. Estando tudo certo, liberamos para todo o estado. Onde tiver uma empresa pronta para prestar o serviço pelo governo, estará liberado.”

Operação

O teste deve ter duração de duas a três semanas, podendo ser prorrogado caso necessário, para a realização de ajustes e correções ao fluxo de atendimento. Se o serviço terceirizado for aprovado, a liberação será feita para que as empresas do resto do estado comecem a operar. Todas as solicitações de credenciamento protocoladas pelas empresas estão sendo analisadas. Assim que os documentos foram conferidos e aprovados, as Empresas Credenciadas de Vistorias (ECVs) estarão aptas para atuar em todo o estado.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.