O Sesc Centro de Excelência em Saúde, localizado na Rua Viana do Castelo, no Bairro São Francisco, na Pampulha, está oferecendo 500 mamografias gratuitas como parte da campanha de Outubro Rosa.
O exames serão realizados em mulheres entre 50 e 69 anos, sem a necessidade de pedido médico. Pacientes com menos de 50 ou mais de 69 devem apresentar o pedido. Os agendamentos são feitos exclusivamente pelo telefone: (31) 3270-8100.
Entre os dias 18 a 21 de outubro, as unidades de Santa Luzia e Contagem do Sesc vão oferecer também uma consulta de avaliação nutricional com bioimpedância gratuita para mulheres que compareceram aos locais, com vagas limitadas e por ordem de chegada.
Por fim, professores do Grupo de Corrida Sesc vai promover uma aula coletiva com alongamentos e exercícios de aquecimento. A atividade será realizada no dia 28 de outubro, das 6h às 10h, no Marco Zero da Lagoa da Pampulha. A inscrição é gratuita e feita pelo Sympla.
Prefeitura de Belo Horizonte
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ampliou a quantidade de mamografias oferecidas mensalmente e realizará cerca de 8 mil exames no mês de outubro. A ação faz parte da campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa.
Ao todo estão sendo oferecidos 2 mil exames a mais em relação à média mensal da capital. De acordo com o órgão, as mamografias serão realizadas em instituição da rede credenciada ao SUS-BH e contemplará mulheres que já passaram pela primeira consulta nos centros de saúde e aguardam o procedimento.
Instituto Mário Penna
O Instituto Mário Penna, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, vai disponibilizar 2 mil mamografias gratuitas para mulheres com idades entre 50 e 69 anos, que não tenham feito o exame nos últimos dois anos. A iniciativa é parte da campanha Outubro Rosa, mês de conscientização a prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
A ação faz parte da campanha “Quem se importa, se envolve”, que abrange desde o incentivo à prevenção ao câncer de mama, até o apoio durante o tratamento.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum da doença no Brasil, com uma estimativa de 25 mil novos diagnósticos a cada ano. A Dra. Kerstin Kapp, Coordenadora de Mastologia do Mário Penna, explica que a realização da mamografia é essencial para o diagnóstico precoce. “Ela é o único exame capaz de identificar o tumor na fase inicial e evitar a realização de um tratamento mais agressivo”, afirma.
*Com informações de Talyssa Lima e Fernanda Rodrigues