Um grupo de pessoas realiza, na tarde desta sexta-feira (6) uma manifestação na Estação São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte. Os manifestantes protestam contra o atraso nas viagens dos ônibus da linha 806 (Estação São Gabriel/Vista Do Sol via Nazaré).
Os passageiros exibem faixas e cartazes, além de fazerem um panelaço e soprarem apitos na plataforma de embarque da linha 806. Segundo os manifestantes, os veículos não apresentam qualidade mínima para o transporte e a viação não cumpre os horários previstos no quadro.
A linha 806 é operada pelo Consórcio BH Leste, empresa que
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) afirmou que acompanha as reivindicações dos passageiros e pontua sobre os gargalos enfrentados pelo sistema que enfrenta desafios diários para operar na Estação São Gabriel.
“O Setra-BH pontua que o problema de cumprimento de horários, não é uma dificuldade apenas da linha mencionada na manifestação, mas é um problema geral, que acontece com todas as linhas que operam nos terminais da Estação São Gabriel. Todas as linhas sofrem para manter a pontualidade em suas viagens, por conta do trânsito intenso no entorno do terminal, que ainda passa por obras – e isso, sem contar os congestionamentos recorrentes no Anel Rodoviário que refletem diretamente na Estação, principalmente nos horários de pico. E o problema se agrava ainda mais para os operadores, toda vez que o fluxo do trânsito fica retido, as viagens atrasam, o que acumula passageiros nos pontos, gerando a superlotação no primeiro ônibus que passa.”
Segundo o Setra-BH, o Consórcio BH Leste tem trabalhado diariamente para melhorar o atendimento, cumprindo todas as viagens determinadas, com toda a frota empenhada, “sem perdas ou atrasos por problemas mecânicos, salvo as impedâncias do trânsito de Belo Horizonte”.
(Matéria em atualização)