Grupo protesta contra atraso em horários de ônibus na Estação São Gabriel, em BH

Manifestantes reclamam do descumprimento do quadro de horário da linha 806 (Estação São Gabriel/Vista do Sol via Nazaré)

Grupo protesta dentro da Estação São Gabriel, em BH

Um grupo de pessoas realiza, na tarde desta sexta-feira (6) uma manifestação na Estação São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte. Os manifestantes protestam contra o atraso nas viagens dos ônibus da linha 806 (Estação São Gabriel/Vista Do Sol via Nazaré).

Os passageiros exibem faixas e cartazes, além de fazerem um panelaço e soprarem apitos na plataforma de embarque da linha 806. Segundo os manifestantes, os veículos não apresentam qualidade mínima para o transporte e a viação não cumpre os horários previstos no quadro.

A linha 806 é operada pelo Consórcio BH Leste, empresa que teve sua autorização para operar negada por não conseguir comprovar a capacidade financeira para prestar o serviço de transporte. Um outro ônibus da empresa se chocou contra o muro de uma casa no Conjunto Paulo VI, na Região Nordeste de Belo Horizonte, na terça-feira (3).

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) afirmou que acompanha as reivindicações dos passageiros e pontua sobre os gargalos enfrentados pelo sistema que enfrenta desafios diários para operar na Estação São Gabriel.

“O Setra-BH pontua que o problema de cumprimento de horários, não é uma dificuldade apenas da linha mencionada na manifestação, mas é um problema geral, que acontece com todas as linhas que operam nos terminais da Estação São Gabriel. Todas as linhas sofrem para manter a pontualidade em suas viagens, por conta do trânsito intenso no entorno do terminal, que ainda passa por obras – e isso, sem contar os congestionamentos recorrentes no Anel Rodoviário que refletem diretamente na Estação, principalmente nos horários de pico. E o problema se agrava ainda mais para os operadores, toda vez que o fluxo do trânsito fica retido, as viagens atrasam, o que acumula passageiros nos pontos, gerando a superlotação no primeiro ônibus que passa.”

Segundo o Setra-BH, o Consórcio BH Leste tem trabalhado diariamente para melhorar o atendimento, cumprindo todas as viagens determinadas, com toda a frota empenhada, “sem perdas ou atrasos por problemas mecânicos, salvo as impedâncias do trânsito de Belo Horizonte”.

(Matéria em atualização)

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.

Ouvindo...