Ouvindo...

Operação mira briga por tráfico que já deixou 28 mortos em menos de um ano

A operação ocorre nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Ibirité, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Contagem, São Gonçalo do Pará e Viçosa

Policialmente após assassinado em janeiro de 2023 na Vila da Paz

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Polícia Militar (PMMG) e o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen) deflagraram na manhã desta terça-feira (3) operação ''Pax Vobis’’, que mira em duas organizações criminosas que disputam o tráfico de drogas na região do Barreiro, em Belo Horizonte e, em Contagem, nos bairros Joana D´Arc e Vila da Paz.

📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp? Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼

As investigações começaram após uma série de homicídios cometidos por duas gangues. Os levantamentos do MP apontam que ao menos 28 pessoas morreram nos confrontos entre as duas facções no período de julho de 2022 e março de 2023.

Leia também: Guerra na Vila da Paz: entenda a linha do tempo do conflito de gangues na Grande BH
Polícia prende suspeitos de envolvimento em assassinatos na Vila da Paz, em Contagem
Vila da Paz: traficante apontado como um dos cabeças de ‘guerra’ na Grande BH é transferido para o Paraná

Estão sendo cumpridos 18 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 1ª Vara de Tóxicos, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores de Belo Horizonte.

A operação ocorre nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Ibirité (Grande BH), Pedro Leopoldo (Grande BH), Lagoa Santa (Grande BH), Contagem (Grande BH), São Gonçalo do Pará (Região Oeste) e Viçosa (Zona da Mata).

“Com o aprofundamento das investigações ficou demonstrada a existência de vastas organizações criminosas formadas pelas duas facções, muito bem estruturadas, que exploravam o tráfico de drogas em diversos pontos na Região Metropolitana de Belo Horizonte”, informou. Mais informações serão apresentadas pelo órgão no fim da manhã de hoje.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.