A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ampliou a quantidade de mamografias oferecidas mensalmente e realizará cerca de 8 mil exames no mês de outubro. A ação faz parte da campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa.
Ao todo estão sendo oferecidos 2 mil exames a mais em relação à média mensal da capital. De acordo com o órgão, as mamografias serão realizadas em instituição da rede credenciada ao SUS-BH e contemplará mulheres que já passaram pela primeira consulta nos centros de saúde e aguardam o procedimento.
📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no WhatsApp?
⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️
Além da ampliação dos exames, a sede da Prefeitura, a Praça da Estação e a fonte do Cruzeiro no Sul, na Praça da Liberdade, terão luzes cor-de-rosa durante todo o mês como um reforço para a importância do cuidado com a saúde e dos exames preventivos.
Leia também:
Instituto Mário Penna
O Instituto Mário Penna, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte,
A ação faz parte da campanha “Quem se importa, se envolve”, que abrange desde o incentivo à prevenção ao câncer de mama, até o apoio durante o tratamento.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum da doença no Brasil, com uma estimativa de 25 mil novos diagnósticos a cada ano. A Dra. Kerstin Kapp, Coordenadora de Mastologia do Mário Penna, explica que a realização da mamografia é essencial para o diagnóstico precoce. “Ela é o único exame capaz de identificar o tumor na fase inicial e evitar a realização de um tratamento mais agressivo”, afirma.
*Com informações de Talyssa Lima e Fernanda Rodrigues