A onda de calor em Belo Horizonte, que indica temperatura máxima 5°C acima da média do mês por mais de 5 dias, prevê que nesta quinta-feira (21) o dia será de céu claro com temperatura elevada e baixos índices de umidade relativa do ar, no período da tarde.
De acordo com a Defesa Civil, a temperatura mínima foi de 15,4°C nas primeiras horas da manhã e a máxima estimada é de 31°C. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 25% à tarde.
O alerta vermelho, para onda de calor em Minas Gerais com risco para a saúde, vale até domingo (24) de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ao todo, 118 cidades mineiras que ficam nas regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Sul/Sudoeste devem registrar temperaturas entre 37°C e 40°C. O alerta vermelho de grande perigo indica temperatura máxima 5°C acima da média do mês, por mais de 5 dias.
Leia mais:
Onda de calor: Minas tem centenas de cidades em alerta de ‘grande perigo'; veja lista Onda de calor: Minas e outros oito estados estão sob alerta vermelho; saiba quais
"É importante ressaltar que a severidade do aviso de onda de calor está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si”, explica o Inmet.
No Sul de Minas a temperatura máxima deve ficar na casa dos 37°C nos próximos dias e no Triângulo Mineiro os termômetros devem chegar aos 40°C, de acordo com Claudemir de Azevedo, meteorologista do instituto.