Ouvindo...

Onda de calor: tempo seco e calor de 31°C deixa Belo Horizonte em alerta nesta quinta-feira

Defesa Civil alerta para baixos índices de umidade relativa do ar no período da tarde

Defesa Civil alerta para baixos índices de umidade relativa do ar no período da tarde

A onda de calor em Belo Horizonte, que indica temperatura máxima 5°C acima da média do mês por mais de 5 dias, prevê que nesta quinta-feira (21) o dia será de céu claro com temperatura elevada e baixos índices de umidade relativa do ar, no período da tarde.

De acordo com a Defesa Civil, a temperatura mínima foi de 15,4°C nas primeiras horas da manhã e a máxima estimada é de 31°C. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 25% à tarde.

O alerta vermelho, para onda de calor em Minas Gerais com risco para a saúde, vale até domingo (24) de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ao todo, 118 cidades mineiras que ficam nas regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Sul/Sudoeste devem registrar temperaturas entre 37°C e 40°C. O alerta vermelho de grande perigo indica temperatura máxima 5°C acima da média do mês, por mais de 5 dias.

"É importante ressaltar que a severidade do aviso de onda de calor está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si”, explica o Inmet.

No Sul de Minas a temperatura máxima deve ficar na casa dos 37°C nos próximos dias e no Triângulo Mineiro os termômetros devem chegar aos 40°C, de acordo com Claudemir de Azevedo, meteorologista do instituto.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022