Ouvindo...

Vídeo: passageiros relatam superlotação e falta de ônibus na estação São Gabriel: ‘Absurdo’

Atraso entre as viagens passa de 20 minutos; lotados, ônibus passam e não param

Lotação São Gabriel registra atraso e superlotação

A manhã desta quarta-feira (20) é de caos para o trabalhador que tenta embarcar em ônibus na Estação São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte. Imagens enviadas à Itatiaia mostram a plataforma lotadas, com filas enormes e passageiros revoltados. "É um absurdo a falta de respeito com a gente, que é pagante e usuário”, diz uma usuária enquanto filma a situação.

Conforme passageiros, os coletivos da linha 83D (Estação São Gabriel/Centro-Direta), que deveriam passar de 3 em 3 minutos, atrasam por mais de 20 minutos. Com os coletivos lotados, uma usuária ressalta que muitos ônibus não param na plataforma e que, por isso, ela demorou 40 minutos.

Pelos vídeos, é possível ver a estação e os próprios ônibus superlotados, sem espaço até para segurar.

Uma das ouvintes enviou também um vídeo em que vários ônibus Move estão estacionados, enquanto os passageiros aguardavam por algum coletivo.

Fiscalização

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que agentes da BHTRans e da Sumob já estão na estação São Gabriel realizando fiscalização na linha 83D e verificando o problema relatado. A linha 83D não realizou algumas viagens no pico da manhã e os agentes acionaram veículos reservas para viagens extras.

“A equipes realizam diariamente ações de fiscalização nas estações, ao longo dos itinerários nas vias da cidade, pelo monitoramento eletrônico e pelas câmeras do COP-BH. Todas as viagens são acompanhadas em tempo real, o que permite constatar atrasos e omissões em todas as linhas”, diz a nota.

“Com a Lei 11.458/23 e o Decreto 18.370/23 foram estabelecidos critérios de qualidade e confiabilidade do sistema. Se os critérios não são atendidos para cada viagem, não há o pagamento da remuneração complementar às concessionárias. É fundamental que o usuário registre a reclamação por meio do PBH APP, pelo WhatsApp (31) 98472-5715 ou no Portal de Serviços. Além da linha, é necessário que o passageiro informe o número do veículo e horário da ocorrência para melhor direcionar a equipe de fiscalização. Todas as reclamações são devidamente apuradas e enviadas às concessionárias para a resolução dos problemas apontados pelos usuários”, conclui o texto.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.